Quem foi Sérgio Villafranca e Hans-joachim Koellreutter?

Como Koellreutter entendia a função da educação musical no Brasil e as suas perspectivas futuras?

O objetivo da Educação Musical

Como artista e educador, Koellreutter jamais considerou a educação musical apenas um meio para a aquisição de técnicas e procedimentos necessários à realização musical. Sua abordagem privilegia a importância da música na vida humana; para ele, a música é um instrumento de educação.
Em cache

O que diz a LDB sobre a música na educação infantil?

No ensino geral de artes, a escola pode oferecer artes visuais, música, teatro e dança. Com a alteração da LDB, a música passa a ser o único conteúdo obrigatório, mas não exclusivo. Ou seja, o planejamento pedagógico deve contemplar as demais áreas artísticas.

Qual o principal foco da educação musical na escola de base?

Educação musical ou Ensino de Música define-se como uma disciplina escolar presente no currículo das escolas de ensino fundamental anos iniciais/finais e ensino médio, com o objetivo de organizar conhecimentos musicais em suas múltiplas formas sonoras, a partir de práticas desenvolvidas individuais e coletivamente

Qual o código da BNCC para trabalhar música na educação infantil?

A habilidade EI03TS03 consiste em: Reconhecer as qualidades do som (intensidade, duração, altura e timbre), utilizando-as em suas produções sonoras e ao ouvir músicas e sons.

O que Paulo Freire fala sobre a música?

A música é um bem cultural e seu conhecimento não deve ser privilégios de poucos; todos deveriam ter acesso a ela, com facilidade. A música é uma ferramenta que contribui para a formação do cidadão, integrando o conhecimento do ser humano.

O que a Bncc fala da música?

Segundo a Base Nacional Comum Curricular: A Música é a expressão artística que se materializa por meio dos sons, que ganham forma, sentido e significado no âmbito tanto da sensibilidade subjetiva quanto das interações sociais, como resultado de saberes e valores diversos estabelecidos no domínio da cultura.

O que Paulo Freire fala sobre música na educação infantil?

é uma possibilidade de estratégia de ensino, ou seja, uma ferramenta para auxiliar a aprendizagem de outras disciplinas”. Freire (1992) afirma que a música na sociedade e no contexto escolar pode ser transformadora, portanto ela deve assumir um papel mais definido no ensino escolar.

Qual é a frase mais famosa de Paulo Freire?

Frases de Paulo Freire: veja as melhores

  • “Só, na verdade, quem pensa certo, mesmo que, às vezes, pense errado, é quem pode ensinar a pensar certo.”;
  • “A educação, qualquer que seja ela, é sempre uma teoria do conhecimento posta em prática.”;
  • “A tarefa mais importante de uma pessoa que vem ao mundo é criar algo.”;

Quais são as cinco frases de Paulo Freire?

Cinco ideias indefensáveis de Paulo Freire

  • O mundo se divide entre opressores e oprimidos. …
  • Che Guevara é um exemplo de amor. …
  • A educação deve estar a serviço da revolução. …
  • A família é opressora. …
  • É preciso combater a “invasão cultural”

O que diz Piaget sobre a música na educação infantil?

De acordo com Piaget (1978) a música também influência muito no campo da maturação social e individual da criança isto é do aprendizado da regras sociais. Quando uma criança brinca, por exemplo, ela tem oportunidade de vivenciar várias situações como: a escolha, a perda, as dúvidas e as decepções.

O que diz Vygotsky sobre a música na educação infantil?

Vygotsky nos diz que a criança inicia seu processo de aprendizagem desde muito cedo, porque interage nos ambientes em que convive, por esse motivo está sempre em contato com novas informações. Pensando nesse contexto, a música pode somar e ampliar áreas do desenvolvimento.

O que é ensinar e aprender para Paulo Freire?

Para Freire, educar não é apenas ensinar a ler e escrever palavras, mas aprender a ler o mundo e escrever a própria história.

O que ensinar exige Segundo Paulo Freire?

7), Freire esclarece que ensinar exige: Rigorosidade metódica; Pesquisa; Respeito aos saberes dos educandos; Criticidade; Estética e Ética; a Corporeificação das palavras pelo exemplo; a Aceitação do novo e rejeição a qualquer forma de discriminação; a Reflexão crítica sobre a prática; o Reconhecimento sobre a assunção …

Qual o livro mais lido do Paulo Freire?

Pedagogia do oprimido

É a dedicatória de “Pedagogia do oprimido”, principal livro de Freire.

Qual o livro mais lido de Paulo Freire?

Pedagogia do Oprimido

Pedagogia do Oprimido”, de Paulo Freire, é o único livro brasileiro a aparecer na lista dos 100 títulos mais pedidos pelas universidades de língua inglesa consideradas pelo projeto Open Syllabus.

Qual é a frase mais conhecida de Paulo Freire?

Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser o opressor. Essa é talvez a citação mais famosa de Paulo Freire.

Quais são os pontos negativos de Paulo Freire?

Os mais críticos elegeram-no como responsável pela esquerdização do ensino no Brasil e pela decadência da educação brasileira. Paulo Freire é acusado de marxista, comunista, doutrinador entre outros termos que depreciam a obra do brasileiro.

Quais são as três dimensões que Piaget destaca para a música?

Conforme Delalande (2003), podemos relacionar as formas de jogo infantil piagetianas com as três dimensões presentes na música: sensório motor, simbólico e com regras.