Qual foi a ideia de Alfredo Moser?

Como Alfredo Moser desenvolveu seu projeto?

Moser desenvolveu uma lâmpada em 2002, com uma garrafa de plástico, água e água sanitária, que funciona através da refração da luz solar; aproveitando dessa forma a luz natural exterior para iluminar o ambiente interno. A intensidade da Lâmpada Moser é de aproximadamente 60 watt e não emite CO2.

O que é lâmpada de Moser Como funciona?

A Lâmpada de Moser é uma tecnologia praticamente gratuita, sendo, apenas, uma garrafa transparente, cheia de água, que deixa a luz do dia passar pelo telhado e a espalha pelo ambiente. Diferente de uma clara boia, a garrafa PET consegue dispersar a luz de maneira a fazer a mesma função que uma lâmpada comum.
Em cache

Qual é a importância das lâmpadas de Moser?

A lâmpada de garrafa pet ou lâmpada de Moser foi inventada em 2002 pelo senhor Alfredo Moser, mineiro de Uberaba. Seu objetivo era ajudar as pessoas e economizar energia e permitir a elas utilizarem seu dinheiro de outra forma.
Em cache

Qual é a diferença entre a lâmpada criada por Alfredo Moser E a lâmpada elétrica?

A lâmpada Moser

Foi em 2002. Moser idealizou uma lâmpada utilizando simplesmente uma garrafa de plástico, água e um bocadinho de cloro. A “lâmpada Moser” não emite CO2 e gera a mesma luz que uma lâmpada incandescente de uns 60 watts.

Como funciona o projeto de Litro de Luz?

O Litro de Luz utiliza materiais simples para tornar a iluminação solar acessível para a população de baixa renda, levando luz para a vida daqueles que ainda não têm acesso adequado à energia elétrica. Capacitamos os moradores para a instalação, replicação e manutenção da tecnologia.

Como se faz a lâmpada de Moser?

A lâmpada de PET criada por Moser é muito fácil de fazer. Basta uma garrafa plástica de 2 litros, água e um pouquinho de cloro. Segundo o mineiro, é preciso encher o recipiente com o recurso, acrescentar duas tampinhas de cloro (para evitar a proliferação de algas) e fechar a garrafa. Ah!

Qual é a fonte de energia usada pela lâmpada de garrafa PET?

Funciona da seguinte forma: cada garrafa é encaixada num buraco no telhado, fazendo com que os raios do sol se refracionem e se espalhem no ambiente. O resultado é uma iluminação equivalente a uma lâmpada com potência entre 40 e 60 watts.

Quais são as vantagens econômicas e ambientais proporcionados pelo uso da lâmpada de garrafa PET?

+ Eficiência e sustentabilidade

Estas últimas contaminam os locais com metais pesados contidos nelas. Outra vantagem é que a lâmpada de garrafa PET não emite gases responsáveis pelo efeito estufa – a incandescente de 60watts, se ligada por 14 horas diariamente, libera 200 kg de dióxido de carbono em um ano.

O que a invenção das lâmpadas trouxe de vantagens para a sociedade?

A invenção da lâmpada foi o gatilho para grandes avanços da industrialização, medicina, indústria cinematográfica e outros campos do conhecimento. Hoje, a eletricidade está em praticamente tudo ao nosso redor.

Como foi construída a lâmpada de Moser?

A ideia foi inspirada no mecânico brasileiro Alfredo Moser que, em 2002, desenvolveu a Lâmpada de Moser, solução que consiste em uma garrafa PET abastecida com água e alvejante que, por meio da refração, gera uma iluminação equivalente a uma lâmpada de 60 watts, suficiente para iluminar um cômodo de aproximadamente 18 …

Qual a desvantagem da luz de Moser?

A luz que entra pela parte de cima da garrafa e da telha sofre refração e se espalha por todos os sentidos na água. Testes realizados com aparelhos indicaram que a lâmpada de Moser apresenta uma luminosidade equivalente a lâmpadas incandescentes de 40 a 60 watts, dependendo de quão forte está a luz do Sol no dia.

Quem é o verdadeiro inventor da lâmpada?

Thomas Edison

Thomas Edison foi um inventor e empreendedor norte-americano que ficou famoso por suas invenções. Perdeu a audição aos 12 anos de idade. Sua primeira invenção foi uma máquina de computar votos. Sua invenção de maior sucesso foi a lâmpada incandescente, criada em 1879.

Quem criou o projeto Litro de Luz?

Alfredo Moser

2001. Durante a crise energética que aconteceu no país, o brasileiro Alfredo Moser criou uma solução muito simples de iluminação a base de garrafa pet. Essa solução ficou conhecida como lâmpada de Moser e acabou inspirando o filipino Illac Diaz a fundar o movimento Liter of Light.

De quem o projeto Luz para Todos?

O programa Luz para Todos é uma política pública federal coordenada pelo Ministério de Minas e Energia e operacionalizada com a participação das Centrais Elétricas Brasileiras S.A. – Eletrobras e de suas empresas.

Como Alfredo Moser desenvolveu seu projeto é a importância da ideia que ele teve num contexto mais amplo além do uso apenas na situação do apagão?

Foi ali que comecei a desenvolver melhor o conceito, colocando um pouco de água sanitária para o líquido não turvar e, assim, facilitar a passagem da luz. Percebi que a tampinha da garrafa esfarelava, ressecada pela ação do sol, e coloquei uma fita preta de filme para protegê-la.

Quais são as desvantagens da lâmpada de Moser?

A luz que entra pela parte de cima da garrafa e da telha sofre refração e se espalha por todos os sentidos na água. Testes realizados com aparelhos indicaram que a lâmpada de Moser apresenta uma luminosidade equivalente a lâmpadas incandescentes de 40 a 60 watts, dependendo de quão forte está a luz do Sol no dia.

Qual o objetivo de trabalhar com garrafa PET na educação infantil?

Importância da brincadeira: Nesta brincadeira a criança irá explorar diferentes movimentos corporais, também irá reconhecer as diferentes partes do corpo desenvolvendo também a curiosidade.

Como surgiu a ideia da lâmpada?

A corrida pela luz

Em 1809, Humphry Davy, importante químico britânico da Royal Society, cria um arco luminoso a partir de uma tira fina de carbono colocada entre os dois polos de uma bateria. Esse experimento daria origem à famosa lâmpada de Davy e seria o princípio fundamental por trás das lâmpadas elétricas.