Qual era o método de Charcot?

Qual a teoria de Charcot?

Charcot constatou que era possível criar sintomas histéricos, assim como removê-los, pela sugestão hipnótica. Ao submeter uma paciente histérica à hipnose, ele demonstrava que era possível produzir uma paralisia de algum membro pela ordem do hipnotizador.
Em cache

Como Charcot tratava a histeria?

Posteriormente, Charcot adotou como método de tratamento da histeria a hipnose. Sob o estado hipnótico, os pacientes rememoravam cenas traumáticas e era agindo sobre elas que Charcot procurava curá-los, embora ainda atribuísse uma disposição à doença que teria a ver com a hereditariedade.

Qual método Charcot utilizava para acessar as lembranças e emoções dos pacientes?

Charcot usava a Hipnose para conseguir acessar o inconsciente dos pacientes. Desse modo, conseguia acessar as suas lembranças e emoções represadas, que não podiam ser acessadas pelo consciente. Assim, ele conseguia eliminar problemas e doenças físicas, resultantes dessas mesmas memórias e emoções.

Qual o método utilizado por Charcot no seu percurso de estudos para distinção entre histeria e epilepsia?

Num primeiro momento, por meio do método anatomoclínico (utilizado na exploração de doenças neurológicas), Charcot descreve o ataque ou a “grande histeria”, e, num segundo momento, por meio da hipnose, investiga experimentalmente a histeria (Trillat, 1991).

O que significa Charcot?

A doença de Charcot-Marie-Tooth é uma neuropatia sensitiva e motora. Isto é, afeta os nervos motores (que controla o movimento muscular) e os nervos sensitivos (que transmitem as informações sensoriais ao cérebro).

Como aplicar o toque de Charcot?

Charcot utilizava toques em determinados pontos do corpo. Com o polegar no centro da testa (Toque de Charcot). No couro cabeludo, o toque, friccionando os dedos para relaxar o paciente.

Qual a relevância de Charcot na trajetória e na formação de Freud?

c) Charcot, médico francês, renomado por seus estudos sobre a histeria e a sugestão hipnótica, foi tutor de Freud enquanto o jovem cientista desempenhava a função de assistente em sua prática clínica.

Qual a principal causa da histeria para Freud?

Citam também que com a publicação, em 1900, de A Interpretação dos Sonhos, "o conflito psíquico inconsciente é que foi reconhecido por Freud como a principal causa da histeria" (Roudinesco & Plon, 1998, p. 340).

O que é o método catártico?

Conforme o Dicionário de Psicanálisede Roudinesco (1998), o método catártico é o procedimento terapêutico pelo qual um sujeito consegue eliminar seus afetos patogênicos e, então, ab-reagi-los, revivendo os acontecimentos traumáticos a eles ligados.

Como funciona o método catártico?

O método catártico consistia em solicitar para o paciente falar livremente (associação livre) sobre seus sintomas, essa fala era conduzida por Freud até que o paciente chegasse aos eventos desencadeadores do sintoma, por essa razão o método também é conhecido por associação livre nome derivado da fala livre do paciente …

Quem inventou o método catártico?

A técnica catártica foi desenvolvida pelo próprio Breuer quando do tratamento de Anna O., sua paciente, nos anos de 1881 e 1882 (Mijolla, 2005), e consistia em hipnotizar o paciente e fazê-lo encontrar a lembrança de uma cena traumática na origem do sintoma do qual precisava ser curado.

Quem tem Charcot?

A doença de Charcot-Marie-Tooth afeta os nervos que controlam o movimento dos músculos e os que transportam informações sensoriais ao cérebro. A fraqueza começa na parte inferior das pernas e sobe gradualmente pelos membros. As pessoas perdem a capacidade de sentir vibração, dor e temperatura.

Quais os tipos de Charcot-marie-tooth?

Duplicações no gene PMP22 são responsáveis por 80% dos casos de CMT1A, porém variantes patogênicas nos genes MPZ, LITAF, EGR2 e NEFL causam outros tipos de Charcot MarieTooth (B, C, D, 2E/1F). Alterações na sequência do gene PMP22 causam CMT tipo 1E.

O que significa toque de Charcot?

Charcot utilizava toques em determinados pontos do corpo. Com o polegar no centro da testa (Toque de Charcot). No couro cabeludo, o toque, friccionando os dedos para relaxar o paciente.

O que a Igreja Católica fala sobre a hipnose?

Nem toda igreja tem uma orientação geral ou específica sobre o uso da hipnose, visto que a hipnose não é um canon religioso. O que encontramos são orientações orais do líder religioso ou algumas orientações escritas.

Quais são as 4 ideias de Freud?

Embora Lacan também tenha formulado conceitos como Real, Simbólico e Imaginário, objeto a, gozo, entre outros, ele considera como os quatro conceitos fundamentais da teoria psicanalítica os já propostos e demarcados por Freud: Inconsciente, Repetição, Transferência e Pulsão.

Qual foi o método desenvolvido por Freud para o tratamento das neuroses após o abandono da hipnose?

Freud desenvolveu a técnica da associaçao livre gradualmente a partir da hipnose e do método catártico.

Quais os métodos que Freud criou para a cura da histeria?

Freud formulou o método catártico quando tratava pacientes com histeria, depois que ouviu de um amigo sobre a catarse Aristotélica. O método catártico tem sua origem na escuta do sujeito que sofre. E, agindo assim, Freud cria um método privilegiado para o conhecimento psicanalítico.