Qual é o verbo de viver?

Qual é o verbo da palavra viver?

viver (verbo) –

Qual é a classificação da palavra viver?

Substantivo masculino, verbo transitivo direto e indireto, verbo pronominal, verbo intransitivo, verbo predicativo e circunstancial.

Como saber se a palavra é um verbo?

Como identificar o que é um verbo? Para identificar um verbo, a primeira coisa é pensar se essa palavra indica uma ação ou fenômeno. Também pense se ela está relacionada a um sujeito ou pronome pessoal e se, na sua forma original, termina em “ar”, “er” ou “ir”. “Ana comeu uma torta de maçã.

É um verbo?

Um verbo é uma palavra que indica acontecimentos representados no tempo, como uma ação, um estado, um processo ou um fenômeno. Os verbos flexionam-se em número, pessoa, modo, tempo, aspecto e voz.

Como se conjuga o verbo?

Conjugar um verbo significa mudar as desinências da palavra para conseguir indicar suas variações (de número, pessoa, tempo e modo) e dar coerência à fala ou texto. Com essa definição, fica fácil concluir que todo mundo que fala português já sabe como conjugar corretamente, certo?

Qual é a raiz do verbo viver?

Vivy

Vivy. Vem do radical do verbo viver.

Qual a regência do verbo viver?

Segundo os dicionários, o verbo viver é usado com a preposição em no caso de complemento de lugar: Ele vive em São Paulo há anos. Vive na casa do sogro. A mesma regência acontece nas expressões “viver em paz” e “viver em família”.

Qual é o sinônimo de viver?

2 sustentar-se, manter-se, subsistir, sobreviver. Exemplo: Eu não conseguiria viver só deste trabalho. Ter como morada: 3 morar, residir, habitar, estar, coabitar, domiciliar-se.

Quais são os 7 verbos?

Exemplos de verbos auxiliares

  • Verbo ser;
  • Verbo estar;
  • Verbo ter;
  • Verbo haver;
  • Verbo ficar;
  • Verbo andar;
  • Verbo ir;
  • Verbo vir;

Quais são os verbos?

Os verbos são classificados em quatro tipos: regulares, irregulares, defectivos e abundantes.

  • Verbos regulares: não têm o seu radical alterado. …
  • Verbos irregulares: nos verbos irregulares, o radical é alterado. …
  • Verbos defectivos: os verbos defectivos são aqueles que não são conjugados em todas as pessoas, tempos e modos.

Qual é o verbo?

O verbo é palavra que exprime ação, estado, mudança de estado, fenômeno da natureza, desejo, ocorrência. Ele apresenta as seguintes flexões de número, pessoa, modo, tempo, aspecto e voz. Exemplos: Sou feliz.

O que é verbo é um exemplo?

O verbo é palavra que exprime ação, estado, mudança de estado, fenômeno da natureza, desejo, ocorrência. Ele apresenta as seguintes flexões de número, pessoa, modo, tempo, aspecto e voz. Exemplos: Sou feliz.

Qual é a conjugação do verbo?

Aparece estruturada numa ordem convencionada. Existem três conjugações principais: a 1.ª conjugação para verbos terminados em -ar, a 2.ª conjugação para verbos terminados em -er e a 3.ª conjugação para verbos terminados em -ir.

Como se forma o verbo?

O verbo é formado basicamente por dois elementos: o radical e a terminação, sendo que a terminação é formada pela vogal temática e pelas desinências. Radical: parte do verbo que expressa o significado básico dele. Geralmente, é a forma que não se altera ou que se altera pouco nas conjugações.

É um verbo de ligação?

Os principais verbos de ligação são: ser, estar, permanecer, ficar, tornar-se, andar, parecer, virar, continuar, viver.

Qual é o significado de viver?

Significado de Viver

verbo intransitivo Ter vida ou existência; existir: o doente ainda vive. Durar, perdurar, subsistir: vive a arte grega, atravessando séculos e padrões estéticos. Aproveitar a vida: com tanto dinheiro, não sabe viver. Comportar-se em vida: viver santamente.

Qual é o oposto de viver?

1 morrer, falecer, sucumbir, finar-se, partir, ir-se, perecer, fenecer, desviver, arrefecer, passar, desencarnar, tombar, expirar, espichar.

Quais são os 3 verbos?

Os verbos são palavras responsáveis por indicar ação, estado e fenômenos da natureza. Verbos de 1ª conjugação: terminados em -ar; Verbos de 2ª conjugação: terminados em -er; Verbos de 3ª conjugação: terminados em -ir e em -or.