Qual os conceitos importantes ao analisar o currículo Segundo Bernstein?
Além disso, outros conceitos da teoria de Bernstein têm sido empregados nas análises, a saber: conceitos como pedagogias visíveis e invisíveis, modelo pedagógico de competência e de desempenho, discurso instrucional e discurso regulador, classificação e enquadradamento, currículo de coleção e de integração, código …
Em cache
Qual a abordagem de Bernstein para o processo de desenvolvimento?
A questão empírica crucial que esteve por trás dos escritos de Bernstein diz respeito à forma pela qual a distribuição de poder e os princípios de controle de uma sociedade são traduzidos em princípios de comunicação, desigualmente distribuídos entre as classes sociais.
Em cache
Quais são as três teorias que asseguram os currículos atuais?
Dessa forma, podemos distinguir três notórias teorias curriculares: as tradicionais, as críticas e as pós-críticas.
Qual é o objetivo da teoria do currículo?
Além de ensinar um determinado assunto, deve aguçar as potencialidades e a criticidade dos alunos. Nessa perspectiva, a função da teoria curricular é compreender e descrever fenômenos da prática curricular. É através da teoria que teremos a compreensão do objeto e intenções de um determinado grupo social.
Qual a teoria de Mizukami?
Segundo MIZUKAMI (1986), esta teoria estuda cientificamente a aprendizagem como sendo um produto do meio ambiente, das pessoas ou de fatores externos ao aluno. Tem uma certa preocupação com as relações sociais, contudo dá maior ênfase à capacidade do aluno absorver as informações e processá-las.
Quem é Bernstein?
Eduard Bernstein (Berlim, 6 de janeiro de 1850 — Berlim, 18 de dezembro de 1932) foi um político e teórico político alemão. Foi o primeiro grande revisionista da teoria marxista e um dos principais teóricos da social-democracia.
Quais são as principais teorias da educação?
Seis teorias da aprendizagem embasam as ações pedagógicas da ESP/CE: Teoria Experencial, Teoria Cognitiva da Aprendizagem, Teoria Social Cognitiva, Andragogia, Teoria da Carga Cognitiva e a Teoria de Fitts e Posner. A seguir, uma breve descrição de cada uma delas.
Qual é a teoria do currículo?
17) as teorias do currículo se caracterizam pelos conceitos que enfatizam. São elas: Teorias Tradicionais: (enfatizam) ensino – aprendizagem-avaliação – metodologia- didática-organização – planejamento- eficiência- objetivos.
Quais são as três teorias do currículo?
Do ponto de vista acadêmico, podemos classificar as teorias do currículo em três tipos: teorias tradicionais, teorias críticas e teorias pós-críticas.
Quais são as três concepções de currículo?
O currículo tem um caráter político, ideológico e filosófico. As diferentes concepções sobre um currículo se acham ancoradas em visões acerca do homem, sociedade e conhecimento.
Quais são as 5 abordagens da teoria da aprendizagem?
Abordagem tradicional, ● Abordagem comportamentalista, ● Abordagem humanista, ● Abordagem cognitivista e ● Abordagem sociocultural.
Quais são as abordagens de Mizukami?
O primeiro questionamento foi quanto a abordagem pedagógica do trabalho docente com o objetivo de identificá-las na perspectiva da Mizukami (1986), sendo elas: tradicional, comportamental, humanista, cognitivista e sociocultural, os professores desenvolvem suas aulas.
Qual o nome da teoria de Vygotsky?
A teoria da aprendizagem de Vygotsky defende que o aprendizado se dá pela interação social, que o desenvolvimento do indivíduo é resultado da relação com o outro e com o mundo que o cerca.
Quais são as três principais teorias do currículo?
Dessa forma, podemos distinguir três notórias teorias curriculares: as tradicionais, as críticas e as pós-críticas.
Qual é o papel principal da teoria do currículo?
As teorias curriculares versam sobre a função e as perspectivas do currículo no contexto educacional. Elas dividem-se em tradicionais, críticas e pós-críticas.
O que é currículo de acordo com a BNCC?
A BNCC apresenta os conhecimentos fundamentais que se espera que o estudante aprenda em cada ano da Educação Básica. Já o currículo se configura como o percurso que cada instituição educacional estabelecerá para desenvolver as competências e habilidades propostas pela BNCC.
Quais são as quatro teorias de aprendizagem?
Seis teorias da aprendizagem embasam as ações pedagógicas da ESP/CE: Teoria Experencial, Teoria Cognitiva da Aprendizagem, Teoria Social Cognitiva, Andragogia, Teoria da Carga Cognitiva e a Teoria de Fitts e Posner.
O que diz a teoria da aprendizagem?
As teorias de aprendizagem buscam reconhecer a dinâmica envolvida nos atos de ensinar e aprender, partindo do reconhecimento da evolução cognitiva do homem, e tentam explicar a relação entre o conhecimento pré-existente e o novo conhecimento.