O que é a purgação da mora?

Como fazer a purgação da mora?

Segundo a lei existe um prazo de apenas 5 dias para você fazer a purgação da mora, que é pagar o financiamento, especialmente as parcelas vencidas. Na sequência, deverá juntar a comprovação do pagamento na ação de busca e apreensão do veículo.

Qual é o significado de purgação?

1. Limpar, purificar pela eliminação das impurezas ou matérias estranhas. 2. Livrar de obstipação intestinal ou de impurezas interiores por meio de purgantes ou outros medicamentos.

Quais são as causas de purgação de mora?

A purgação da mora (art. 401, CC/02) elimina os efeitos do atraso no pagamento. Ocorre quando a pessoa que está inadimplente cumpre a sua obrigação (mora do devedor) ou a aceita (mora do credor), devendo ser ressarcido os prejuízos causados a outra parte.

Qual o prazo para purgar a mora?

Essa lei modificou o artigo 62, II, da Lei 8.245/91, estabelecendo um prazo de 15 dias, contado da citação, para a purga da mora.

Quais os efeitos jurídicos da purgação da mora?

Logo, purgar a mora e cumprir a obrigação que se encontra em atraso e restaurar a regularidade da relação jurídica. De modo mais comum, purgar a mora vai se relacionar com a obrigação de pagar (quitar uma dívida). Porém, um devedor pode estar em mora sobre uma obrigação de fazer ou dar algo.

Quantas vezes o locatário pode purgar a mora?

24 meses

Consequência: esta não era uma maneira viável de se desalojar o inquilino indesejado. Com o novo texto, o locatário só pode purgar a mora uma única vez no prazo de 24 meses. Sua possibilidade de recuperação foi reduzida a um quarto, de duas vezes por ano ou quatro em dois anos, para uma única oportunidade em dois anos.

O que é purgar a mora busca e apreensão?

Purgar a mora é uma forma de negociação para evitar a busca e apreensão do veículo.

Pode purgar a mora e contestar?

IV – A opção pela purgação da mora, na ação de despejo por falta de pagamento, é incompatível com a contestação do débito, nos moldes do artigo 62 da Lei nº 8.245 /1991.

Quais as consequências da mora?

O principal efeito da mora, portanto, é tornar o devedor responsável pelos prejuízos que dela se originarem. Como já visto, poderá acarretar a mora não só o descumprimento, mas a tentativa de cumprimento tardio ou em lugar ou modos não previstos entre as partes, pelo que o devedor responderá.

Quantas vezes o inquilino pode purgar a mora?

24 meses

Consequência: esta não era uma maneira viável de se desalojar o inquilino indesejado. Com o novo texto, o locatário só pode purgar a mora uma única vez no prazo de 24 meses. Sua possibilidade de recuperação foi reduzida a um quarto, de duas vezes por ano ou quatro em dois anos, para uma única oportunidade em dois anos.

O que acontece se o réu não contestar a ação?

As regras de contestação estão descritas nos artigos 335 a 342 do Código de Processo Civil. Caso o réu não apresente sua defesa, o magistrado poderá decretar sua revelia e presumir que tudo que foi alegado contra ele é verdadeiro, nos termos do artigo 344.

Quem responde pela mora?

IV – A RESPONSABILIDADE DA PARTE EM MORA

Responde o devedor pelos prejuízos a que der causa o retardamento da execução. O devedor em mora responde por todos os danos que a mora cause.

Quais são os tipos de mora?

Existem duas espécies de mora: a do devedor e a do credor. Mora do devedor: configura-se pelo descumprimento ou cumprimento imperfeito da obrigação, seja pelo tempo, lugar ou forma diversa da convencionada com o credor. As modalidades são mora ex re e mora ex persona.

O que acontece se não purgar a mora?

O que pode acontecer se você não purgar a mora? Nesse caso, o credor pode pedir o bloqueio e a venda do bem que está como garantia da dívida. Assim, você terá seu imóvel, veículo ou maquinário vendidos para quitar a dívida.

Pode chamar a polícia se o inquilino não quiser sair do imóvel?

Caso a decisão judicial seja favorável ao dono da propriedade, o inquilino tem até seis meses para desocupá-la. Se o locatário não tiver saído seis meses após a decisão judicial, o proprietário pode chamar a polícia para obrigá-lo a sair do imóvel.

Quantos dias o réu tem para contestar?

15 dia

Após ser convocado para o processo, por meio da citação, o réu terá um prazo de 15 dia para apresentar sua contestação, ato processual no qual deve demonstrar todos os seus argumentos de defesa e especificar as provas que pretende produzir.

Quais providências o juiz determina quando o réu não contesta?

'Art. 344 Se o réu não contestar a ação, será considerado revel e presumir-se-ão verdadeiras as alegações de fato formuladas pelo autor.

Quais as consequências da mora do devedor?

O devedor em mora responde pelos prejuízos a que sua mora der causa: pagará a prestação, as perdas e danos, os juros de- correntes da mora, a atualização dos valores monetários e os honorários ad- vocatícios. Essas são as consequências patrimoniais da mora do devedor.