Entrega das Medalhas Valdomiro Machado e Dna. May de Souza Neves emociona e marca semana em Araraquara

24.05.2019
Entrega das Medalhas Valdomiro Machado e Dna. May de Souza Neves emociona e marca semana em Araraquara

A entrega das Medalhas Valdomiro Machado e Dna. May de Souza Neves, condecorações criadas pelo órgão de Araraquara e oficializadas por decreto do Governo do estado no ano de 2018, marcou a semana em Araraquara. Conferidas pelo MMDC de Araraquara a autoridades, militares e civís pelos bons serviços prestados a comunidade, as condecorações foram entregues pela primeira vez na história.

Funcionário da Estrada de Ferro Araraquara (EFA), e porteiro do Hotel Municipal, Valdomiro Machado era um jovem muito querido na cidade nos idos anos 30, e se apresentou como voluntário para lutar contra a ditadura do Governo Provisório, em 1932. Destacado para lutar nas frentes de Buri, sul do estado, Valdomiro Machado foi atingido por um tiro de fuzil que lhe arrancou um braço, morrendo onde tombou.

Dna. May de Souza Neves, por sua vez, era esposa do médico e fazendeiro Dr. Camilo Gavião de Souza Neves, e logo após a deflagração do processo revolucionário em São Paulo decidiu, com o apoio do marido, seguir para São Paulo e atuar no Serviço Hospitalar para o Soldado Constitucionalista. Dna May seguiu de trem para a capital, ao lado de outros voluntários da cidade, no dia 14 de julho de 1932.

Confira as imagens:

Revista Cidade

Publicidade

Brasil