Teatro da Neura apresenta oficina e espetáculo gratuitos na Casa da Cultura

14.02.2019
Teatro da Neura apresenta oficina e espetáculo gratuitos na Casa da Cultura

Programação terá Oficina de Realismo Fantástico e o espetáculo teatral "O Menino Gigante ou Os Dez Fevereiros"

Neste sábado, 16 de fevereiro, por meio do PROAC - Circulação de Espetáculos Adultos, a Casa da Cultura Luís Antonio Martinez Corrêa recebe o grupo cênico Teatro da Neura para uma Oficina de Realismo Fantástico, das 09h às 13h, e também para a apresentação do espetáculo "O Menino Gigante ou Os Dez Fevereiros", às 20h (no Teatro Wallace Leal, anexo à Casa da Cultura).

A Oficina de Realismo Fantástico tem como público alvo os estudantes de teatro e também interessados em conhecer na prática uma das linguagens de pesquisa do grupo. Serão quatro horas de encontro, com entrega de certificado no final.

A oficina é destinada a maiores de 14 anos. Os interessados devem se inscrever na Casa da Cultura Luís Antônio Martinez Corrêa. São trinta vagas disponíveis.

Já o espetáculo "O Menino Gigante ou Os Dez Fevereiros" conta a história de Bárbara, uma mãe que tem como missão fazer com que a cabeça do filho toque o céu antes de seus dez anos de idade.

Através da trajetória da heroína Barbara, o espectador viaja junto com a protagonista em sua missão fantástica. Bárbara é a única a nascer sozinha em uma família onde todos nascem em par. Além disso, engravida, de um marido morto, de um filho homem, numa família onde todas nascem mulheres. Para completar, o menino nasce gigante, e sua missão dada por Deus é que ela faça com que a cabeça da criança chegue ao céu antes do fim de dez fevereiros, caso contrário Deus tomará de volta a criança.

Desde o início do espetáculo, o público acompanha todas as estações de sua missão vivenciando as diversas formas que a fé se pode ter. Formas essas trazidas da mitologia pessoal de cada integrante do elenco ao longo do processo criativo.

A dramaturgia nasce baseada nas manifestações populares de fé da Festa de Iemanjá, em Salvador, capital da Bahia. O diretor e dramaturgo, Antônio Nicodemo participou do ritual popular em 2015.

De acordo com o grupo, a peça é resultado de simbólicas pesquisas e continua a Trilogia dos Sacros Dias, que começou com as apresentações de "O Velório", "Sábado de Aleluia" e "Precisamos falar sobre Virgínia". Nessa segunda montagem da trilogia, há a relação da mulher com o divino numa linha horizontal onde Deus é homem e também erra. Mesmo com o erro divino, Bárbara tem sua fé posta à prova, principalmente a fé em si mesma.

Escrita pelo diretor e dramaturgo Antônio Nicodemo, a Trilogia dos Sacros Dias pretende discutir e aprofundar a relação da figura da mulher na sociedade brasileira resignificando os símbolos de fé e das manifestações religiosas, contemplando signos do imaginário coletivo dentro da instituição familiar patriarcal.

Em 2012 estreou "O Velório" o primeiro espetáculo da trilogia abrindo a pesquisa conceitual e estética na linha de realismo fantástico. O espetáculo debruça-se na temática do sincretismo presente na cultura brasileira, principalmente por ter como material norteador da pesquisa vivências nas festas típicas de cidades como Ouro Preto-MG e Paraty-RJ, esta última durante a semana santa, caminhando para uma estética barroca que é refletida na encenação.

A Trilogia é composta ainda pelos espetáculos "Sábado de Aleluia" e "Precisamos Falar Sobre Virgínia", que ainda não foram montados. "O Menino Gigante" tem duração de 120 minutos e classificação etária para maiores de 12 anos. Os ingressos são gratuitos, sem necessidade de retirada prévia: é só chegar. A Casa da Cultura está localizada à Rua São Bento, 909, enquanto o Teatro Wallace Leal fica na Av. Espanha, 485 – ambos no Centro de Araraquara.

 

Serviço:

Teatro da Neura apresenta:

Data: sábado (16 de fevereiro)

 

- 9h: Oficina de Realismo Fantástico (inscrições abertas)

Local: Casa da Cultura Luís Antonio Martinez Corrêa (Rua São Bento, 909 - Centro)

 

- 20h: "O Menino Gigante ou Os Dez Fevereiros" (espetáculo teatral)

 Local: Teatro Wallace Leal Valentin Rodrigues (Av. Espanha, 485 – Centro/ anexo à Casa da Cultura)

 

 ·         Programação gratuita – mais informações: (16) 3333-1159

  

Revista Cidade

Publicidade

Brasil