Símbolo da inconfidência mineira, Tiradentes inspira filme em cartaz neste domingo, 29

28.12.2019
Símbolo da inconfidência mineira, Tiradentes inspira filme em cartaz neste domingo, 29

No domingo, dia 29 de dezembro, o Sesc ainda está com programação gratuita para os frequentadores da sala de cinema: entra em cartaz o longa nacional Joaquim (2016), dirigido por Marcela Gomes. A sessão será às duas da tarde, com entrada franca.

No filme é narrada a história dos acontecimentos e fatos que levaram Joaquim José da Silva Xavier, um dentista comum de Minas Gerais, a se tornar mais conhecido pela alcunha de Tiradentes, transformando-se em um importante herói nacional e mártir que veio a liderar o levante popular conhecido como "Inconfidência Mineira".

 

Sobre Tiradentes 

Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes (Fazenda do Pombal, batizado em 12 de novembro de 1746 - Rio de Janeiro, 21 de abril de 1792), foi um dentista, tropeiro, minerador, comerciante, militar e ativista político que atuou no Brasil, mais especificamente nas capitanias de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Personagem símbolo da conspiração denominada Inconfidência Mineira, é patrono cívico do Brasil, além de patrono das Polícias Militares e Polícias Civis dos Estados.

Desde o advento da República no Brasil (1889), Tiradentes é considerado herói nacional: o mártir foi criado pelos republicanos com a intenção de ressignificar a identidade brasileira. O dia de sua execução, 21 de abril, é feriado nacional. A cidade mineira de Tiradentes, antiga Vila de São José do Rio das Mortes, foi renomeada em sua homenagem. Seu nome está inscrito no Livro dos Heróis da Pátria desde 21 de abril de 1992.

 

(fonte: wikipedia)

 

Ciclo de Filmes

HISTÓRIA DE 3 AMÉRICAS

No Teatro. Grátis.

Retirada de senha 1 hora antes da sessão.

 

Joaquim

Dir. Marcelo Gomes 

Brasil, Portugal, 2016, 97 min. 

Dia 29, domingo, às 14h. Classificação 16 anos.

Revista Cidade

Publicidade