Sesc São Paulo realiza segunda edição do Experimente! Comida, Saúde e Cultura

02.10.2018
Sesc São Paulo realiza segunda edição do Experimente! Comida, Saúde e Cultura

Iniciativa aborda uma compreensão ampla da alimentação, propõe reflexões e oferece atividades como cursos gratuitos, feiras e bate-papos em todas as suas unidades, incluindo 14 cidades do interior paulista

O Sesc SP promove, entre 3 e 28 de outubro, a segunda edição do ‘Experimenta! Comida, Saúde e Cultura’, que ocupará suas 39 unidades no Estado. O evento conta com mais de 300 atividades que buscam aprofundar a discussão acerca do universo alimentar, com ênfase em suas relações com a saúde e a cultura. Só no interior do estado, serão promovidas mais de cem atividades nas cidades de Araraquara, Bauru, Birigui, Campinas, Catanduva, Jundiaí, Piracicaba, Ribeirão Preto, Rio Preto, São Carlos, São José dos Campos, Sorocaba, Taubaté e Presidente Prudente.

Para Danilo Santos de Miranda, diretor regional do Sesc São Paulo, “O direito humano à alimentação adequada vincula-se ao respeito pela identidade cultural, tecida na ritualidade dos sabores e fazeres criados dia a dia por uma dada comunidade, por uma região ou por grupo de pessoas.” Miranda complementa: “Alinhado aos princípios da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), em celebração ao Dia Mundial da Alimentação, o Sesc busca expandir as ações voltadas à prevenção e ao controle dos problemas alimentares e nutricionais, à ampliação da autonomia em torno das escolhas presentes no ato de comer e ao estímulo das práticas culinárias regionais, na perspectiva da promoção integral da saúde.”

Da ampla programação do evento, não poderia ficar de fora um assunto que se populariza cada vez mais, não só na esfera gastronômica, como também nos universos de sustentabilidade e saúde: as PANC (Plantas Alimentícias Não Convencionais).  Protagonistas de atrações em unidades diversas (programação completa abaixo), elas serão estrelas, principalmente, no calendário do Sesc Bauru. As palestras, oficinas e vivências do ciclo “É de Comer” trarão atividades que abordam cultivo, propriedades nutricionais, uso culinário e até mesmo ornamental desse tipo de hortaliça, que é facilmente encontrada na natureza, entretanto ainda pouco consumida. Destaque para atividades comandadas por Neide Rigo (‘Frutos Verdes Como Legumes’, dia 19/10, às 19h30 – Gratuito) e pelo biólogo e pesquisador Valdely Kinupp, nos dias 26 (Palestra ‘PANC!’, às 19h30) e 27/10 (PANC: Passeio Exploratório, às 10h30), ambos com entrada gratuita.

As PANC também fazem parte do eixo de atividades “Sabores & Saberes: Educação para o Gosto”, realizadas no Sesc Piracicaba. Baseados no tripé: cultura, saúde e integração social, os encontros vão discutir o alimento como promoção da cultura, os mecanismos fisiológicos e culturais do gosto, além de incentivar o cultivo das plantas não convencionais. Entre as atividades da unidade está a palestra ‘Ah, se os Rótulos Fossem Fáceis de Entender’, com a jornalista e mestre em nutrição Francine Lima, no dia 10/10, às 14h30, com entrada franca.

Um assunto igualmente relevante, quando se fala sobre escolhas mais conscientes na cozinha, será abordado na programação do Sesc Ribeirão Preto, com encontros alinhados ao tema “Conhecendo Produtores Locais de Alimentos”, que visam inserir reflexões benéficas para a economia local. Os encontros apresentarão as experiências de produtores locais e incluem degustação de produtos como queijo e mel.

O estímulo à cultura local também será levado ao Sesc Taubaté. As atrações do segmento “Arte e Sabor no Prato: Produção Artesanal Familiar” têm o intuito de abordar a produção artesanal familiar como forma de fortalecer a cultura alimentar, fomentar as políticas públicas e incentivar o consumo de alimentos produzidos com afeto, qualidade e identidade.

Alexandre Marques, Camille Nolasco e Julhiana Costal propõem uma análise da produção de alimentos no debate “Agricultura Urbana e Segurança Alimentar”, que acontece no Sesc São José dos Campos no dia 24/10. Na ocasião, serão destacados os desafios da agricultura urbana para a segurança alimentar nas grandes cidades e o investimento em sistemas alimentares mais justos.

 No Sesc Campinas, grande parte dos eventos estarão dentro do tema norteador “Pratos de Saberes”, com um ciclo de debates entre os dias 23 e 26/10, centrado no fato de comer como um ato social, político e afetivo, mais além da manutenção da saúde. Durante os encontros, que têm mediação do economista Valter Palmieri Júnior e degustação oferecida pelo chef e jornalista Manuel Alves Filho, estarão em foco a alimentação, o consumo e as escolhas alimentares. Nomes como Sophie Deram, Ligia Amparo, Rosa Wanda e Elaine Azevedo participarão de atividades dentro do ciclo.

Participantes consagrados, como o padeiro Rogério Shimura, ministrarão as oficinas do eixo “Compartilhando o Pão”, no Sesc Jundiaí, ensinando técnicas, receitas e trazendo informações nutricionais desse alimento. A curadoria de atividades foi feita pelo especialista em panificação Luiz Américo Camargo. Já no Sesc Sorocaba, dentro do guarda-chuva de atividades “Cozinhar é Preciso”, serão promovidos eventos para o público refletir e repensar seus hábitos alimentares em cursos, palestras e até em uma feira. Destaque para a palestra ‘Brasil, Ambientes e Comidas’, com Mara Salles e Paulo Machado, que falarão sobre suas trajetórias e inspirações.

As crianças também serão contempladas pelo grande universo da alimentação. Destaques da programação infantil, as oficinas “Mãozinha na Massa” no Sesc São Carlos estimularão a aproximação da garotada com os alimentos, estabelecendo a rede da produção ao consumo, passando pelo plantar, fazer e experimentar.

Outras atividades, como feira de produtos orgânicos e agroecológicos, degustações, exibições, intervenções e passeios acontecerão durante todo o mês de outubro nas unidades do Sesc.

 

Serviço:

SESC ARARAQUARA

SABORES DO NORDESTE
Oficina
A culinária nordestina é rica, formada por influências diversas, como a portuguesa, indígena e africana. Nesta oficina, a nutricionista Jane Glebia ensinará preparos típicos com seus variados ingredientes, responsáveis por uma mistura de sabores, como acarajé, sarapatel e xinxin de galinha.
 
6/10. Sábado, às 10h30
Convivência Externa. Livre. Grátis

DE PÃO EM PÃO
Oficina
O pão é um alimento milenar, fundamental e presente na cultura alimentar de diferentes países. Nesta oficina, o chef Fernando Di Serio ensinará sobre suas diferentes formas, ingredientes e tipos de fermentação, além de preparar uma piadina, receita fácil e prática de pão italiano.

21/10. Domingo, às 14h
Convivência Externa. 15 anos. Grátis

Revista Cidade

Publicidade

Brasil