Sesc realiza a 25ª edição do Dia do Desafio com atividades gratuitas

27.05.2019
Sesc realiza a 25ª edição do Dia do Desafio com atividades gratuitas

 Araraquara (SP) está concorrendo com a cidade de Fresnillo, do Estado de Zacatecas,  . Na edição anterior mais de 37 milhões de pessoas em 3189 cidades de 13 países do continente participaram do Dia do Desafio

Realizado sempre na última quarta-feira do mês de maio, o Dia do Desafio chega a sua 25ª edição no dia 29/05.  Mais de 3.000 cidades do Brasil e de outros países como Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Guatemala, México, Honduras, Nicarágua, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela participam desta disputa que estimula a integração e cooperação, por meio do incentivo à adoção de hábitos mais saudáveis e à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde.

Criado no Canadá, o evento é coordenado mundialmente pela TAFISA – The Association for International Sport for All e no continente americano pelo Sesc São Paulo, com o apoio de instituições como a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura (UNESCO) e a International Sport and Culture Association (ISCA) e realizado pelas prefeituras municipais.

Com o protagonismo compartilhado com instituições públicas e privadas, nesta data,  forma- se uma rede de pessoas que abraçam o desafio de oferecer oportunidades de tornar a vida de todos mais ativa. Cria-se então um cenário que favorece a motivação para a adoção de hábitos saudáveis na rotina essenciais na promoção do bem-estar social e a melhora da qualidade de vida da população, princípios da ação do Sesc, ressalta o diretor regional do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda.

Na última quarta-feira de maio, diferentes cidades da América Latina se enfrentam em uma competição amigável na qual a população é incentivada a praticar atividades físico-esportivas ao longo do dia. O município que conseguir mobilizar o maior número de participantes em relação a sua população total vence o desafio.

As duplas de cidades, de porte equivalente, foram definidas por sorteio na edição de 2018. Neste ano elas continuarão disputando entre si e somando esforços para aumentar o número de praticantes de atividades físicas e esportes, em uma competição trienal que segue até 2020. Além do desafio entre cidades, cada dupla também entra na classificação do ranking Cidade + Cidade, que contabiliza a soma dos resultados de ambos os municípios e é atualizado a cada ano. Atualmente, Araraquara (SP) está concorrendo com a cidade de Sete Lagoas (MG)

Para Maria Luiza Souza Dias, coordenadora do Dia do Desafio para o Continente Americano, esta realização local é o verdadeiro motor da campanha. Com o envolvimento de instituições de diversos setores, o Dia do Desafio chega à sua 25ª edição incentivando o compartilhamento de boas práticas, que faz com que essa mobilização coletiva se fortaleça por meio da colaboração mútua, do apoio e da integração entre os mais diferentes parceiros, ampliando cada vez mais ações de atividades físicas e esportivas realizadas no mundo inteiro.

Com atividades em todas as unidades do Sesc no estado de São Paulo, além de espaços públicos, a programação oferece atividades gratuitas como aulas abertas, vivências, jogos e inúmeras práticas e ações com personalidades esportivas, fazendo desta ação uma prática diária de bem-estar e qualidade de vida, pilares de sua missão institucional.

 

Destaques da programação em Araraquara: 

 

SESC ARARAQUARA (Rua Castro Alves, 1315)

Dia do Desafio no Parque Infantil
Atividades recreativas como tênis de mesa, basquete, slackline, badminton e aulas abertas.
Dia 29/5, quarta-feira, das 7h às 18h

Classificação: 12 anos

 

Escalada Esportiva
Prática da Escalada Esportiva em uma parede de 9m de altura com monitoria e segurança.

Dia 29/5, quarta-feira, das 13h30 às 18h

Classificação: 6 anos

*É recomendado o uso de roupas confortáveis e tênis para a atividade

Jogos de Luta
Ensino das técnicas básicas de diferentes esportes de luta como karatê, judô e boxe, baseado em jogos e outras metodologias lúdicas.

Dia 29/5, quarta-feira, das 13h30 às 17h

Classificação: 6 anos

*É recomendado o uso de roupas confortáveis e tênis para a atividade

 

Waterball e Caiaque
Brincar de se deslocar sobre a água de diferentes maneiras é o objetivo destas duas embarcações.

Dia 29/5, quarta-feira, das 13h30 às 17h30

Classificação: 6 anos

 

Circuito de Esportes

Vivência de modalidades esportivas que possuem características específicas como precisão, cooperação, equilíbrio e força em seu desenvolvimento.

Dia 29/5, quarta-feira, das 13h30 às 17h30

Classificação: 6 anos

 

Rapel

Atividade vertical praticada com uso de cordas e equipamentos adequados para a descida de paredões e vãos livres.

Com a Quinto Elemento Esportes de Aventura
Dia 29/5, quarta-feira, das 13h30 às 18h

Local: Mezanino da Piscina

Classificação: 6 anos

*É recomendado o uso de roupas confortáveis e tênis para a atividade.

* O Sesc fornecerá todos os equipamentos e monitoria de segurança

 

Dança de Rua

Conjunto de estilos de danças que possuem movimentos detalhados, sincronizados, rápidos, harmoniosos e coreografados, acompanhado por uma música com batida forte.

Dia 29/5, quarta-feira, das 13h30 às 21h

Classificação: 6 anos

 

Ginástica e Parkour
Serão utilizados movimentos ginásticos básicos de transposição e equilíbrio para o ensino prático destas modalidades
Dia 29/5, quarta-feira, das 13h30 às 17h30

Classificação: 6 anos

 

Rope Skipping
Um esporte que consiste em executar uma série de saltos, acrobacias, manejos com a corda, buscando a sincronia dos saltadores com uma música em execução.

Dia 29/5, quarta-feira, das 13h30 às 21h30

Classificação: 6 anos

 

Frisbee
O frisbee consiste no lançamento do disco, seguido de um agarre antes mesmo que o objeto caia no chão. Nesta atividade serão ensinadas diferentes técnicas de manuseio do disco.

Dia 29/5, quarta-feira, das 13h30 às 17h30

Classificação: 6 anos

 

Desafio GMF
O conceito da Ginástica Multifuncional é colocado à prova numa sequência de exercícios elaborada especialmente para desafiar, de maneira lúdica, as habilidades motoras e cognitivas dos participantes.

Dia 29/5, quarta-feira, das 19h às 21h

Classificação: 12 anos

 

 

 

Revista Cidade

Publicidade

Brasil