Sérgio Vieira é apresentado pela Ferroviária e já fala em mesclar experiência com juventude

13.11.2015
Sérgio Vieira é apresentado pela Ferroviária e já fala em mesclar experiência com juventude

A diretoria da Ferroviária apresentou oficialmente na manhã desta sexta-feira o técnico português, Sérgio Vieira, que comandará a equipe do Paulistão de 2016. O evento se realizou no auditório do Edifício Victória Business, onde o treinador participou de uma entrevista coletiva.

Acompanhado do presidente Carlos Salmazo, e falando na importância da união de todos em Araraquara para tornar a Ferroviária forte e manter a equipe definitivamente  na elite do futebol paulista, Sérgio Vieira demonstrou muita calma, segurança e conquistou os presentes no auditório onde a entrevista aconteceu.

Ainda com um belo sotaque lusitano, Sérgio Vieira participou de uma entrevista coletiva e deixou claro qual a sua missão em Araraquara.

“Esperamos sempre contar com os melhores jogadores. Claro que sempre dentro da realidade do clube. Tenho certeza que após 19 anos a Ferroviária voltou para ficar. Espero dirigir uma Locomotiva que não possa ser parada”, disse o comandante, com uma camisa social grená, que segundo ele foi escolhida especialmente para sua apresentação.

"Meu objetivo é conquistar. Não vim para cá apenas para deixar o time na Série A1. Por isso, a intenção é agregar. Queria deixar esse pedido de união porque só assim vamos transformar esse time em um clube que vai ficar para sempre na Série A1", declarou.

O treinador falou ainda sobre a escolha dos jogadores para a formação do elenco que disputará o Paulistão 2016. "O elenco tem que ter os melhores jogadores para servir a Ferroviária, que entendam o tamanho do projeto. Vai ser um projeto de grande sucesso para todos nós. A gente tem que voltar a escrever a história da Ferroviária", afirmou. 

Vieira acredita na combinação de experiências. "Penso que tem que ser uma mistura de maturidade com juventude, e a qualidade tem que existir sempre", reforçou. 

Pouco depois da apresentação, Sérgio Vieira visitou a Arena da Fonte, onde conheceu as instalações do estádio e esteve no Museu do Futebol, tendo contato direto com a rica história da Ferroviária.

Perfil 

O presidente Carlos Salmazo  disse que o treinador se encaixa no perfil traçado pela diretoria. É jovem, estudioso e com experiência no futebol europeu. Características que fizeram do ex-treinador do time, Milton Mendes, um vitorioso na carreira – foi campeão com a Ferroviária na Série A2 deste ano e dirigirá o Kashiwa Reysol, do Japão.

Sérgio Vieira já conversa com a diretoria sobre a chegada de reforços, dentre eles alguns jogadores do Atlético-PR, que vestirão a camisa grená na próxima temporada. Os nomes já estão sendo analisados e somente depois serão divulgados.

“O Sérgio Vieira se encaixa perfeitamente no perfil de técnico da diretoria. É jovem, com experiência européia e que coleciona bons trabalhos. Neste ano participou do ‘Projeto Guaratinguetá’ e livrou o time do rebaixamento. Tem todos os créditos e méritos para comandar a Ferroviária no Campeonato Paulista”, disse o presidente em contato com o Portal FI.

O treinador da Ferroviária chegou ao Brasil em 2014 após trabalhar em Portugual por Condeixa, Sport Lisboa e Cartaxo. Ele ainda foi observador técnico no Braga, no Sporting e no Acadêmica de Coimbra. No Furacão dirigiu o time na Taça FPF – uma espécie de Copa Paulista do futebol paranaense.

A Ferroviária está no Grupo C do Paulistão, ao lado de São Paulo, XV de Piracicaba, Osasco Audax e Capivariano.

Mais informações

Com 32 anos de idade, Sérgio Agostinho de Oliveira Vieira nasceu em Póvoa de Lanhoso, em Portugal. Iniciou no futebol como atacante, mas após breve carreira, ainda aos 21 anos, abandonou o campo de jogo e iniciou um período de cinco anos de estudos para ingressar na carreira de treinador de futebol. 

Após acumular experiências em competições de alto nível como o Campeonato Português, a Liga dos Campeões e a Liga Europa, o treinador foi trazido ao Brasil em 2015 para trabalhar no Atlético-PR. Este ano, depois que o time paranaense firmou parceria com o Guaratinguetá, assumiu o comando técnico do time paulista, fazendo boa campanha na Série C do Brasileiro, e revelando alguns jovens valores.

Ficha Técnica

Nome: Sérgio Agostinho de Oiliveira Vieira

Data de Nascimento: 15/01/1983

Naturalidade: Póvoa de Lanhoso, Portugal

Experiência Profissional

2015 – CA Paranaense Coach Técnico-Tático

2013/2014 – S.C Braga – Auxiliar Técnico

2011/2013 – Sporting C.P – Auxiliar Técnico

2009/2011 – S.C Braga Técnico

2007/2009 – Acadêmica de Coimbra

2006/2007 – Naval 1º de Maio

Cursos

- Curso de Informática e Gestão (NUFEC)

- Licenciado em treino desportivo de alto rendimento no futebol  (Escola Superior de Desporto Rio maior)

- XIX Curso Internacional de Atualização para Treinadores de Futebol  (Federação paulista de Futebol)

- UEFA BASIC  

- UEFA Advanced Course

- Curso de 1º Nível (Federação Portuguesa de Futebol)

Revista Cidade

Publicidade

Brasil