Semana Move chega à 6ª edição, com muitas atividades entre os dias 22 e 30 de setembro

17.09.2018
Semana Move chega à 6ª edição, com muitas atividades entre os dias 22 e 30 de setembro

Já consolidada como um dos principais movimentos nacionais no combate ao sedentarismo, a Semana MOVE chega à sua 6ª edição e reúne centenas de atividades físico-esportivas gratuitas, entre os dias 22 e 30 de setembro, em todo o estado de São Paulo.

O evento realizado pelo Sesc São Paulo oferecerá programações em todas as unidades do estado, com aulas abertas, vivências, oficinas, bate-papos, apresentações esportivas, passeios ciclísticos, corridas, além de organizar diversas atividades em espaços públicos para que as pessoas de todas as idades possam conhecer e encontrar a modalidade esportiva ou atividade física de sua preferência e incluir em sua rotina. A programação contará com a participação de ídolos do esporte nacional de várias gerações.

 

Movedores - Além do Sesc SP, a Semana MOVE tem o apoio dos chamados Movedores – empresas, instituições e pessoas que buscam ampliar a quantidade de brasileiros que praticam atividades físico-esportivas. A ideia é estimular a descoberta do prazer na prática regular de esportes e atividades físicas. Lista completa de movedores abaixo.

Neste ano a Semana MOVE traz como mensagem “Por uma América Latina Mais Ativa!” e conta com a participação de 16 países do continente. Esta adesão de países latino-americanos teve início em 2015, por conta do apoio da ISCA – International Sports and Culture Association. O evento ganhou o nome de Semana Muévela e se expandiu também para países como Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela, ampliando e fortalecendo a rede de parceiros para reverter os quadros de sedentarismo mundial.

 

Pesquisa – Estudo liderado por pesquisadores da Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgado no início de setembro deste ano, apontou que um em cada 4 adultos no mundo não é praticante de atividades físicas. No Brasil, o cenário é preocupante: o país é o quinto colocado no ranking do sedentarismo entre os 168 países pesquisados. 47% da população brasileira não pratica nenhuma atividade física. Entre os homens no Brasil, o índice é de 40,4% de sedentários, enquanto as mulheres representam 53,3%. Além de estar em quinto lugar, o país ainda está no grupo dos que registraram aumento de 5% nessa tendência desde 2001.

Para o Diretor do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda, “a Semana MOVE representa uma das principais ações institucionais no combate ao sedentarismo. Ela vem se consolidando como importante iniciativa para tornar a população brasileira mais ativa, ampliando, assim, o interesse das pessoas pelas práticas físico-esportivas e promovendo o acesso ao lazer aos nossos frequentadores e à comunidade em  geral”.

"Buscamos cada vez mais sensibilizar as pessoas para adoção da prática regular de esportes e atividades físicas e mobilizamos uma rede de instituições parceiras que, como nós, acreditam na importância de mudar esse quadro de sedentarismo no mundo", declara Maria Luiza Souza Dias, Gerente de Desenvolvimento Físico-Esportivo do Sesc São Paulo.

Desde a sua primeira edição, em 2013, a Semana MOVE já mobilizou cerca de 800 cidades, totalizando a participação de mais de 8 milhões de pessoas que buscam sair do sedentarismo, em mais de 20 mil atividades oferecidas.

 

DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO EM ARARAQUARA

Em Araraquara uma série de atividades gratuitas acontecem na unidade, em escolas, e em espaços públicos da cidade, além de ir também para as cidades da região. Entre os destaques está a participação de importantes nomes do esporte nacional como Rodrigão e André Nascimento, ex-jogadores e campeões olímpicos de voleibol.

O Parque do Pinheirinho reunirá diversas atrações como Tai Chi chuan, Treino de Corrida, Passeio de Caminhada com Cães, vivências de esportes náuticos e esportes na areia. Para além dos muros do Sesc, na Horta Comunitária da Zona Norte haverá uma vivência de jogos de rua.

 

PROGRAMAÇÃO COMPLETA SETEMBRO

 

Move comunidade

Abertura

Encontro Sesc de Vôlei Jovem

Este encontro visa incentivar os jovens que já praticam voleibol, mostrando inclusive seu potencial mobilizador em trazer novos públicos para esta prática. Por isto, sinta-se convidado e venha jogar vôlei com a gente! Participação dos ex-jogadores e campeões olímpicos Rodrigão e André Nascimento.

?Dia 22, sábado, 15h.

Ginásio do Sesc

 

Aula aberta

Tai Chi Chuan

Movimentos abertos, redondos e relaxados designados para estabilizar o equilíbrio das forças vitais do organismo, gerando leveza e bem-estar. Com os instrutores de atividades físicas do Sesc.

?Dia 23, domingo, 8h.

Parque do Pinheirinho  12 ANOS

 

Treino especial

Corrida

Junte seu grupo ou venha sozinho fazer parte desta reunião de corredores. Treinos realizados em terrenos mistos, ou seja, com subidas, descidas, diferentes tipos de piso e inclinações.

?Dia 23, domingo, 9h.

Parque do Pinheirinho  16 ANOS

 

Passeio

Caminhada com cães

Além de incentivar a prática da atividade física, o passeio pretende conscientizar os participantes sobre a responsabilidade e os cuidados com os animais. Atividade em parceria com a Associação Araraquarense de Proteção dos Animais.

?23, domingo, 10h.

Parque do Pinheirinho

A partir de 6 anos.

Inscrições no local.

Leve 1 kg de ração para doação. Vivências

 

Esportes náuticos

Aproveite a oportunidade de vivenciar esportes náuticos como caiaque e o SUP.

?Dias 23 e 30, domingos, das 10h às 16h.

Lago do Parque do Pinheirinho

A partir de 7 anos

 

Esportes na areia

Modalidades praticadas na areia, como Beach Tênnis, Frescobol e Frisbee.

?Dias 23 e 30, domingos, das 10h às 16h.

Prainha do Parque do Pinheirinho LUVRE

 

SERVIÇO - Semana MOVE

De 22 a 30 de setembro de 2018

Todas as unidades do Sesc São Paulo (capital, litoral e interior)

Classificação indicativa: Livre

Gratuito

Mais informações: http://brasil.semanamuevela.com/

 

INSTITUIÇÕES INSCRITAS PARA A SEMANA MOVE 2018

Institutos: Corrida Amiga, Guga Kuerten, Família Barrichello, Janeth Arcain, Patrícia Medrado, Compartilhar, Reação, Cicloativo do Brasil (ICB), Melhores Dias, Povo do Mar (IPOM), Irmãos Nogueira, Chuí Esportes, Amparando Jardim Gramacho.

Associações: Cristã de Moços – ACM, Projeto Vida Corrida, Cearense de Beisebol, Desportiva para Deficientes (ADD), Registrense de Tênis de Mesa (ARTEME), Atlética Ítalo Brasileiro, Recreativa e Esportiva Astros “Astros Família Basketball”, Desportiva Só Tapas Heliópolis, Renovando Ideias.

Fundações: Gol de Letra, Tênis, Casa, Tide Setubal

Projetos/Ongs: Bike Anjo, Girassol, Todavida, Lar de Maria, Rachão do Basquete Feminino e Amigos Runners, Toda Vida;

Empresas e instituições: IBM Brasil, Fidelity Jundiaí, Universidade Anhembi Morumbi, Confederação Brasileira de Aikido, Liga Sorocabana de Boxe, Cirepem, Associação Atlética XI de Agosto, Kendo Brasil, Guarda Civil Metropolitana.

Prefeitura Municipal de Guarulhos – Programa Movimenta Saúde

Prefeitura Municipal de Bastos – Secretaria Municipal de Esportes

Secretaria Municipal de Saúde de Araraquara/Programa Academia da Saúde

Revista Cidade

Publicidade

Brasil