Projeto As Mulheres e as Tecnologias promove oficinas, cursos e palestras

14.09.2018
Projeto As Mulheres e as Tecnologias promove oficinas, cursos e palestras

Setembro traz intensa programação que promove o fortalecimento e a valorização da autonomia feminina. Ao reunir 116 atividades no projeto "As Mulheres e as Tecnologias", a instituição dá visibilidade ao trabalho já desenvolvido por mulheres nas áreas da ciência, artes e alta tecnologia.  As oficinas, cursos, palestras e bate-papos, que serão realizadas entre os dias 01 e 30 de setembro em 35 unidades da capital, interior e litoral do estado de São Paulo, consolidam uma programação cada vez mais igualitária, representativa e diversa.

 As ações serão realizadas nas salas-laboratórios do ETA – Espaços de Tecnologias e Artes - área do Sesc que se dedica às práticas educativas e de desenvolvimento artístico que utilizam suportes tecnológicos e/ ou digitais. As atividades misturam processos e materiais de alta tecnologia com ferramentas manuais, explorando possibilidades em áreas como audiovisual, design, games, fotografia e editoração, passando pela marcenaria e reparos domésticos.

A programação reflete a vocação do Sesc em atuar com diversidade e pluralidade, proporcionando atividades para várias faixas etárias, com sua política de educação não-formal, em uma programação majoritariamente gratuita. Os ETAs, que já realizam atividades relacionadas à tecnologia e arte para o público em geral durante todo ano, recebem no mês de setembro uma programação especial feita por mulheres para mulheres, destacando o exercício da autonomia feminina.

Para potencializar estas vivências, o Sesc convidou mulheres representativas dos cenários de tecnologia, audiovisual, fotografia, discotecagem e do segmento faça você mesmo para trocar experiências com as participantes. O evento é uma oportunidade para o público ter contato com grandes histórias e grandes mulheres.  

 “Os Espaços de Tecnologias e Artes do Sesc são o lugar da criatividade e da diversidade. Recebemos todo tipo de público interessado em cursos e oficinas relacionados ao universo do fazer, da mão na massa. Contamos com a participação de um crescente público feminino. No entanto, temos percebido  que não basta apenas incentivar a participação de meninas e mulheres nessas atividades como também estabelecer um ambiente em que elas se sintam representadas e que transmita segurança para que elas possam expor suas dúvidas, experimentar técnicas, discutir e construir coisas que lhes interessam.” Juliana Braga, gerente de Artes Visuais e Tecnologias do Sesc SP.

 

Em Araraquara, duas atividades compõem o Projeto. Primeiramente, a oficina Mulheres na Marcenaria, que já conta com vagas esgotadas, ilustra a repercussão e demonstra a aceitação do público frente à ações desta natureza. Os participantes aprenderão com Daniele Adorna, cenotécnica e marceneira, noções básicas de marcenaria construindo um banquinho de madeira muito útil no dia-a-dia e ainda poderão levá-lo para casa!

E para as mulheres, profissionais e/ou interessadas em técnicas, tecnologias e atividades artísticas, fica o convite para participar de um momento de fortalecimento mútuo no Bate-papo Meta! Mulheres no Espaço de Tecnologia e Artes, com Ana Mendoza, educadora do ETA do Sesc Araraquara.

Este encontro será na quinta-feira (27), às 19 horas, e tem propósito de criar um ambiente seguro para compartilhamento de ideias e discussão sobre desafios a serem superados por mulheres que “se metem” em áreas até hoje tratadas como masculinas. Entendemos como tecnologias e artes práticas e experimentos criativos que vão desde mecânica, elétrica, costura e marcenaria até ilustração digital, produção audiovisual, programação e o que mais trouxerem para o debate. A atividade é voltada para todas as mulheres, cis e trans de qualquer idade.

 

PROGRAMAÇÃO EM ARARAQUARA

Grátis

 

OFICINA

MULHERES NA MARCENARIA

Dias 19 e 20, quarta e quinta, 19h. Espaço de Tecnologias e Artes.

* Vagas Esgotadas

 

BATE-PAPO

META! - MULHERES NO ESPAÇO DE TECNOLOGIAS E ARTES

Dia 27, quinta, 19h. Espaço de Tecnologias e Artes.

Revista Cidade

Publicidade

Brasil