Perto das Paralimpíadas, nadador araraquarense sofre com falta de apoio

02.05.2016
Perto das Paralimpíadas, nadador araraquarense sofre com falta de apoio

Um dos destaques da natação paraolímpica do Brasil, o nadador araraquarense Alex Palhaes Viana está muito perto de alcançar o índice para disputa das próximas Paralimpíadas, que se realizarão no Rio de Janeiro a partir de 7 de setembro.

Atlata da Fundesport de Araraquara, Alex, de 25 anos,sofre com a falta de apoio financeiro, e passou por momentos delicados durante sua participação no Evento-Teste das Paralímpiadas, realizado nos dias 22 e 24 de abril, no Rio de Janeiro. 

“Consegui nadar muito bem, fiz meus melhores tempos e estou muito próximo do índice. Mas tivemos uma série de problemas voltados à questão financeira", disse.

Segundo o atleta a Fundesport acabou não querendo pagar a viagem, chegando a questionar se essa competição seria mesmo da alçada dela. Alex, que é deficiente visual de nascença e pratica a natação desde os três anos de idade, lembra  que a seletiva é uma das competições mais importantes do ano.

O problema só foi resolvido depois de uma conversa com o prefeito Marcelo Barbieri, que autorizou a liberação de recursos para a viagem, hospedagem e alimentação.

Alex ressalta que durante a cerimônia de entrega do Mérito Desportivo - homenagem que ele recebeu na Câmara Municipal -, e no evento de escolha dos nomes dos condutores da Tocha, as autoridades se comprometeram a viabilizar contatos com com empresários da cidade, além de a própria Fundesport arcar uma ajuda de custo para que o atleta pudesse me manter, o que não foi cumprido. 

"Eu tenho o Bolsa Atleta, mas recebo apenas em alguns meses do ano, enquanto no restante eu fico sem receber nada”, diz.

O nadador terá mais duas chances de conseguir o índice e carimbar sua vaga nos Jogos Paralímpicos deste ano.

E elas se darão nas duas próximas etapas do Circuito Loterias Caixa, que servirão como seletivas para a competição. A primeira será realizada entre os dias 24 e 26 de junho e a segunda entre 15 e 17 de julho, data em que serão definidos os 32 convocados que representarão o Brasil na natação, entre os quais serão 19 no masculino e 13 no feminino.

Quem se interessar em colaborar com o atleta deve procurar ele e seu técnico Álisson na piscina da Arena Fonte Luminosa das 14 às 16 horas. O contato também pode ser feito pelo telefone (16) 98804-3004 ou pelo Facebook no perfil que pode ser encontrado como Alex Viana. 

Com informações de André de Souza

Revista Cidade

Publicidade

Brasil