Museu do Futebol e dos Esportes estará aberto no domingo

24.06.2016
Museu do Futebol e dos Esportes estará aberto no domingo

O Museu do Futebol e dos Esportes de Araraquara estará aberto no domingo (26), das 10 às 13 horas, dentro da programação do "Museus aos Domingos" realizada pela Secretaria Municipal da Cultura e da Fundart. O museu apresenta duas exposições: “AFE: o passado inspirando o futuro” e “Armando Clemente: O Pescador de Ilusões”. A visita é gratuita.

A exposição permanente “AFE: o passado inspirando o futuro” reúne todos os times formados pela Ferrinha desde o seu primeiro jogo, em 1951, apresentando também troféus, jornais, cartazes, camisas – entre outras peças que retratam o time de Araraquara. A seleção dos vários times que representaram a Ferroviária está exposta em formato de quadros, através de fotografias padronizadas com os jogadores perfilados.

Várias outras peças podem ser observadas na exposição, entre elas: os principais troféus, um jogo de botão com um time dos anos 60, disco com o hino do clube (gravado pela Banda do Brejo, em 1983), carteirinha de associado do clube, tabela de campeonato, canhoto de ingressos, vídeos e livros esportivos. Também, uma bandeira do acesso de 1966, com assinatura dos jogadores e comissão técnica, integra a mostra; além de banners com os times da Ferroviária e os jogadores ilustres registrados no Estádio.

Já a exposição “Armando Clemente: O Pescador de Ilusões” apresenta troféus, textos e fotografias que mostram a trajetória do esportista araraquarense, suas conquista enquanto atleta e seu empenho em revelar novos talentos.

Tanto no atletismo, quanto na formação de jovens talentos do futebol, Armando Clemente deixou para Araraquara um legado que jamais será esquecido. Em 1954 fundou o Atlas Paulista, que posteriormente passou a ser chamado de Atlas Esporte Clube. Seu sonho era garimpar talentos e, acima de tudo, formar cidadãos.

Apesar de apaixonado por futebol, Clemente seguiu sua carreira no pedestrianismo, seu esporte predileto, onde já nos tempos de colégio mostrava grande talento. Vale lembrar que, em 1967, no auge de sua carreira, atingiu o índice para disputar os Jogos Pan-Americanos de Winnipeg, no Canadá, nas provas de revezamento 4x400, e 800m.

Como atleta de alto rendimento, defendeu as cores do São Paulo Futebol Clube por seis anos, onde teve a oportunidade de disputar provas internacionais.

O Museu do Futebol e dos Esportes de Araraquara está localizado na Rua Mauro Pinheiro, s/nº, dentro do Estádio Municipal Dr. Adhemar Pereira de Barros, a “Arena da Fonte”. O horário para visitação é: de segunda a sexta, das 12 às 18h; aos sábados, das 9 às 12h.

Serviço:

Museus aos Domingos

Local: Museu do Futebol e dos Esportes de Araraquara (Rua Mauro Pinheiro, s/nº, dentro do Estádio Municipal Dr. Adhemar Pereira de Barros, a “Arena da Fonte”)

Data: domingo (26/06)

Horário: das 10 às 13 horas

Entrada gratuita

 

Visitação: de segunda a sexta, das 12 às 18h; aos sábados, das 9 às 12h

 

Revista Cidade

Publicidade

Brasil