Meninas da Ferroviária se preparam para a final da Libertadores

06.11.2015
Meninas da Ferroviária se preparam para a final da Libertadores

“Este é o jogo mais importante da minha vida”, afirma o técnico da Ferroviária, Leonardo Mendes

Há doze dias na Colômbia orientando a equipe de futebol feminino da FerroviáriaFundesport, de Araraquara, que disputará a final da VII Copa Libertadores da América contra o Colo Colo, do Chile, neste domingo (8), às 12h, no Estádio Atanásio Girardot, em Medellín, o técnico Leonardo Mendes, de 35 anos de idade, afirma que “este é o jogo mais importante da minha vida”.

“A responsabilidade de representar a cidade em que nasci e o Brasil é enorme diante de um adversário que é a base da seleção chilena e campeão da Libertadores (2012). Uma equipe bem organizada que possui duas meias ofensivas e a evolução da modalidade no Chile fica próxima do que fazem nos Estados Unidos e Europa”, justifica o técnico brasileiro.

Leonardo recorda que desde quando assumiu o comando da Ferroviária, em janeiro deste ano, muitas dificuldades ocorreram na caminhada até o topo da decisão da Libertadores. “Durante a transição de comando do futebol feminino, várias atletas foram convocadas para a seleção principal, sub-20 e sub-18, além de outras que foram contratadas pelas equipes rivais. Chegamos à final com uma equipe jovem, porém bem fisicamente, graças ao trabalho do fisiologista Márcio Ferreira e do auxiliar preparador físico José Carlos Rosa”, relata.

Emoção

Após o apito final da venezuelana Eyalitz Escalona em que a Ferroviária venceu o São José, de São José dos Campos, por 1 a 0, na semifinal dessa quinta-feira (5), Leonardo conta que abraçou  o coordenador Douglas Onça. “Além de ser um atleta símbolo da Ferroviária, na década de 80, o Douglas veste a camisa do futebol feminino e nos dá total apoio. Um grande companheiro com o qual compartilhamos momentos de muita emoção na conquista da vaga à final da Libertadores, que abre as portas para conseguirmos mais investidores na modalidade”, completa.

Programação

Nessa sexta-feira (7) não houve atividades nos gramados, pois o elenco já realizou quatro jogos em 11 dias. O fisiologista Márcio Ferreira cumpriu a planilha de suplementação a base de aminoácidos para recuperação muscular e as atletas tiveram um período e folga para conhecerem a cidade e adquirir lembranças para os parentes e amigos.

A preparação tática, técnica e física ocorrerá neste sábado (7) de manhã na Unidad Deportiva Andrés Escobar, na zona sul de Medellín. “Trabalharemos o posicionamento do meio campo, a movimentação do ataque, cobrança de faltas e pênaltis e também vamos estudar a escalação ideal para neutralizar o meio campo e ataque do Colo Colo”, projeta Leonardo.

 

Revista Cidade

Publicidade

Brasil