Lançamento do cinema nacional, Cine São Paulo é destaque na telona do Sesc

15.02.2020
Lançamento do cinema nacional, Cine São Paulo é destaque na telona do Sesc

Nos dias 16 e 18 o Cinema do Sesc roda o longa Cine São Paulo (2019), um documentário de Ricardo Martensen e Felipe Tomazelli que retrata a luta solitária de de Chico para restaurar e manter em funcionamento uma sala de cinema.  Desde 1940, quando seu pai comprou um cinema na cidade de Dois Córregos, São Paulo, a vida de Francisco Teles, o Chico, passou a ser dedicada a esse lugar. 

A sala é o símbolo da transição do projetor a carvão ao digital, da resistência diante da TV e do videocassete e também da memória afetiva da cidade. O edifício, que está muito deteriorado, precisa ser restaurado e Chico tem a obsessão de fazer o velho cinema voltar a funcionar.

Em entrevista para o site Papo de Cinema, Ricardo Martensen, um dos diretores, conta que conheceu o Cine Sâo Paulo há cerca de dez anos, época em que participada do Circuito Sesc de Artes no interior do estado. 

"Tinham músicos, teatro, muita coisa. A minha função era ir na frente, visitando as cidades que iriam nos receber, e perguntava sobre cultura, o que faziam nessa área em cada lugar. Como você pode imaginar, vinha todo tipo de resposta, até "cultura da cana, da laranja" (risos). Quando cheguei em Dois Córregos, no entanto, foi diferente. Pois todo mundo com quem falava dizia que precisava conhecer com o seu Chico e o centro cultural da cidade, o antigo Cine São Paulo."

 

Exibições:

Retirada de convites com 1h de antecedência.

No Teatro. 

Grátis. 

 

Cine São Paulo 

Dir. Ricardo Martensen, Felipe Tomazelli 

Brasil, 2019, 78 min. 

Dia 16/2, domingo, às 14h.

Dia 18/2, terça, às 20h.

Classificação livre.

Revista Cidade

Publicidade