Domingo é dia de circo no Teatrada

02.06.2018
Domingo é dia de circo no Teatrada

Cia Lúdicos de Teatro Popular apresenta espetáculo livremente inspirado na biografia do Palhaço Piolin

A Cia. Lúdicos de teatro popular estará em Araraquara no próximo domingo (3), no Teatrada do Sesc Araraquara, com o espetáculo Piolin, inspirado livremente em momentos da vida do palhaço. A apresentação é gratuita para todos os públicos, às 11h30. A peça reconta, antropofagicamente, a história do palhaço que nasceu num picadeiro e morreu engasgado com uma bala. O que acontece naquela fração de segundo que antecede a morte? O que parte? O que fica? Neste pequeno instante, o palhaço revive memórias que passam diante de seus olhos e são refletidas no espelho de seu camarim, trazendo a sensação de que, enquanto se está sob a lona do circo, o tempo é infinito.

O grupo criou este espetáculo com o objetivo de se aproximar da atmosfera e da história do circo. Assim como nos demais espetáculos dessa trilogia, a criação seguiu caminhos que perpassaram a poesia de cena e a ludicidade. A peça é dividida em três partes: o nascimento, o reconhecimento e o "desreconhecimento".

 

  • Sobre Piolin

Abelardo Pinto nasceu num circo na cidade de Ribeirão Preto/SP em 1.897. Filho de Dona Clotilde e do Seu Galdino, artistas de circo, iniciou sua carreira artística aos 6 anos, ganhando mais pra frente o apelido de Piolin, barbante em espanhol. Na cidade de São Paulo, comandou seu próprio circo por mais de 40 anos. Foi reconhecido pelos modernistas, em especial Oswald de Andrade, como um "artista tipicamente brasileiro”. Em 1961, depois de 18 anos instalado na Avenida General Osório da Silveira, Piolin recebe uma intimação para desocupar o espaço e passa a morar sozinho no seu antigo camarim, uma pequena casinha de madeira. Em 1.972, num evento em comemoração aos 50 anos da Semana de Arte Moderna, o circo de Piolin é armado novamente no vão livre do MASP e o dia de seu aniversário passa a ser considerado como o Dia Nacional do Circo. Piolin morre no dia 4 de setembro de 1.973 em São Paulo, dentro de sua casa, engasgado com uma bala e com insuficiência cardíaca.
 

Serviço

Espetáculo Piolin

Dia: 3/6, domingo

Horário: 11h30

Local: Convivência

Classificação: Livre

 

Revista Cidade

Publicidade

Brasil