Dia do desafio mobiliza mais de 3 mil cidades em cerca de 18 países

29.05.2017
Dia do desafio mobiliza mais de 3 mil cidades em cerca de 18 países

Edição 2017 acontece na quarta-feira, 31, e Araraquara enfrenta a cidade de Amatitlan, da Guatemala

O Dia do Desafio, tradicional evento que reúne milhares de pessoas distribuídas pelo mundo em torno do incentivo à prática regular de atividades físicas e esportes, chega em 2017 à sua 23ª edição. Sob coordenação do Sesc SP no continente americano desde 2000, neste ano o Dia do Desafio ocorrerá em 31 de maio, quarta-feira, em aproximadamente 3 mil cidades e em 18 países, numa competição saudável para ver qual delas mobiliza mais pessoas para prática de atividade física.

Atenta às mudanças de hábitos, de relações de convívio e da sociedade de uma forma geral, essa edição do Dia do Desafio propõe uma forma de participação mais ativa e engajada, além da competição entre as cidades. A ideia é que pessoas que já tenham o hábito se mexerem, influenciem e desafiem amigos e familiares a lhe acompanhar. E para aqueles que buscam um motivo para mudar de hábito, encare este desafio.

Para tanto, aqui no Brasil, o Sesc e seus parceiros promovem uma série de atividades da 0h até às 21h no dia 31 de maio. A programação prevê caminhadas; passeios ciclísticos; jogos e brincadeiras; recreação para crianças, adultos e idosos; demonstração e vivências de modalidades esportivas tradicionais, como futebol, vôlei, handebol e diversas outras atrações, além das ações feitas em empresas (como, por exemplo, a ginástica) e as atividades praticadas nas escolas e nas academias. Cada participação conta ponto para o resultado final das cidades. 

Vale ressaltar que além da disputa entre municípios, o evento contará também com a categoria “Autodesafio”, em que a cidade tem o desafio de superar o número de participantes da edição anterior.

"O Sesc realiza o Dia do Desafio desde 1995. Em que pesem as mudanças sociais ocorridas no período, a busca pela mobilização da sociedade por meio da atividade física apresenta-se como ocasião inspiradora para que o movimento seja cada vez mais inserido como prática cotidiana dos habitantes", ressalta Danilo Santos de Miranda, diretor regional do Sesc São Paulo. "Para a efetividade dessa mobilização, a aproximação com as prefeituras e instituições dos diversos setores oferece laços para a colaboração mútua, que reverberam em benefícios para a sociedade em geral". 

Para Maria Luiza Souza Dias, coordenadora do Dia do Desafio para o Continente Americano, “ao longo das realizações do Dia do Desafio, fomos descobrindo novas formas de motivar pessoas, grupos e cidades a praticar esportes e atividades físicas. Isso tem se refletido num maior engajamento da comunidade, que cada vez mais reconhece a importância da prática regular como parte de sua qualidade de vida”, finaliza a coordenadora.

Cidade x Cidade – Os confrontos entre as cidades do continente americano para a 23ª edição do Dia do Desafio foram definidos em sorteio eletrônico realizado no último dia 8 de maio, em evento realizado no Sesc Jundiaí, que contou com a participação de nomes importantes do esporte brasileiro como o medalhista olímpico Nalbert (vôlei), o pentacampeão mundial de futebol Edmilson e o craque das décadas de 60 e 70, Ademir da Guia. O sorteio foi transmitido pela internet e os internautas puderam acompanhar em tempo real toda a cerimônia. 

Entre algumas das cidades desafiantes teremos os seguintes confrontos: 

 

ARARAQUARA (SP) x AMATITLAN (Guatemala) 

São Paulo (SP) x Porto Alegre (RS)

Campinas (SP) x Fortaleza (CE)

Curitiba (PR) x Léon (Mex)

Piracicaba (SP) x São José dos Campos (SP)

Jundiaí (SP) x Uberlândia (MG)

Independência (CE) x Rodas (Cuba)

 

Dia Do Desafio - Criado nos anos 1980 no Canadá, o Dia do Desafio tem como proposta de despertar o interesse das pessoas pela prática de esportes e atividades físicas, por meio de uma competição entre cidades. O SESC coordena o evento no Brasil desde 1995 e no continente americano desde 2000. O Dia do Desafio é uma iniciativa da TAFISA - The Association For International Sport for All, com o apoio da ISCA (International Sport and Culture Association) e da UNESCO e é realizado pelas prefeituras municipais em parceria com secretarias estaduais, ONGs, escolas, empresas, universidades, academias e outras instituições.

Trata-se de um movimento comunitário que envolve poderes públicos, instituições privadas e cidadãos trabalhando em parceria para mobilizar o maior percentual de participantes em relação ao seu total de habitantes.

 

Dia do Desafio

Dia 31 de maio, das 0h às 21h

Programação completa no endereço: www.diadodesafio.org.br 

 

PROGRAMAÇÃO DO SESC ARARAQUARA

Atividades gratuitas

 

Enduro a Pé

O Enduro a Pé é uma prova realizada com auxílio de uma planilha de navegação e uma bússola, onde equipes de 3 a 6 pessoas percorrem trilhas em meio a obstáculos naturais.  O mais importante nesta prova não é ser rápido, mas sim seguir a Planilha de Navegação corretamente e com regularidade. 

 

Dia 28, domingo, das 10h às 13h. Ginásio. 

Inscrições gratuitas já disponíveis na Central de Atendimento.

 

Dia 31/5, quarta-feira:

Percussão com Biobol e Ritmos

Nesta aula os movimentos os serão conduzidos pelas batidas no Biobol e por músicas dançantes.  

Das 13h às 18h. Garimpo. 

 

Patinação

Venha se movimentar e praticar fundamentos e técnicas da patinação. Com SP Hawk.

Das 13h às 21h. Convivência Externa.  

 

Jogos e Brincadeiras Populares

Diversos jogos populares tradicionais que têm no movimento e na estratégia as suas principais características. 

Das 13h às 18h. Ginásio. 

 

Karatê

Apresentação dos fundamentos técnicos e da filosofia do Karatê para o público presente na Unidade.  

Das 13h às 18h. Ginásio. 

 

Desafios GMF

Os participantes serão convidados a participarem de vários desafios corporais, envolvendo capacidades como força, equilíbrio, agilidade e coordenação numa sequência divertida e estimulante.

Das 13h às 21h. Hall da Sala de Ginástica Multifuncional. 

 

Escalada

Vivência de escalada em parede de 9m de altura com monitoria e segurança de equipe especializada.

Das 13h às 21h. Parede de Escalada. 

Revista Cidade

Publicidade

Brasil