Confira as atividades a programação do Delas Festival

06.12.2019
Confira as atividades a programação do Delas Festival

O I Delas Festival, que evidencia e fortalece o protagonismo feminino, começa nesta sexta-feira, 06 de dezembro, na antiga Estação Ferroviária de Araraquara, com entrada gratuita e aberta a todos os interessados. A programação se estende até o sábado (07), reunindo shows de bandas autorais, intervenções artísticas, exposição de artes visuais, documentário, oficina de fanzine e ancestralidade e roda de conversa.

O Festival surgiu a fim de priorizar, valorizar e fomentar a presença de mulheres em todas as etapas de sua produção e apresentação e terá início na sexta-feira, às 19 horas, contando com a exibição do documentário "Feito por Elas - O Rock Feminino e Feminista na cidade de São Paulo", com direção de Bárbara Ramona e Vanessa Pereira. Os 34 minutos do documentário visam estimular a reflexão crítica feminista que favoreça a emancipação das mulheres através da música.

Também, a exposição de Artes Visuais "Por um feminismo erótico" - com as artistas convidadas: Liz Under, Leila Penteado, Laura do Lago, Vita Pereira e Isabela Rudge - é uma das atrações da abertura, abordando o tema a fim de re-erotizar os corpos e a natureza, ampliando os espaços de sexualidade para além das próprias identidades e corpos. Fotografia, graffiti, lambe-lambe integram a exposição. Vale destacar o trabalho da fotógrafa Leila Penteado, com lambes em homenagem ao Movimento Riot Grrrrl. Seu trabalho mescla frases e desenhos de mulheres icônicas que criaram e inspiraram a cena punk feminista e underground nos anos 90.

Na sequência, a partir das 20 horas, haverá um Pocket Show com as cantoras Lígia Maria e Ras Nala Suê, trazendo um trabalho autoral. Mesclando performance e música, elas contam suas histórias, num espetáculo em busca de reconhecimento pelo sagrado e profano e pela vivência do corpo-mulher em suas trajetórias.

A DJ Roze, do Coletivo Tocaya, toca das 20h45 até meia-noite, trazendo á tona um set-list com vozes de "mulheres poderosas". Ritmos dançantes e sons eletrônicos, do popular ao obscuro, do regional ao punk, para vibrar o coração de quem estiver na pista!

Ainda, por volta das 22h30, a artista Vita Pereira apresenta a performance "Trava gira", trazendo a ressignificação de cânticos gospel e pontos de macumba. Neste "Processo de cura", a multiartista e travesti Vita Pereira, gargalha contra o "cis-tema".

 

Sábado - Já a programação do sábado (07) trará atividades durante todo o dia. Pela manhã, às 9h30, será realizada a Oficina de Fanzine, para garotas de todas as idades, com Liz Under; depois, às 10h30, acontece a Oficina de Ancestralidade: um resgate cultural e poético da mulher negra, com Quilombo Rosa.

A "Roda das Minas" é o destaque da programação da tarde, trazendo o tema "Garotas Sangram", tendo início às 14 horas, com a mediação de Lucia Cava e as convidadas: Grasiela Lima, Steyce Chaves, Márcia Camargo e Tamikuã Faustino Pataxó.

Uma Live Painting com Liz Under está programada para às 18 horas; depois, às 18h30, tem a performance "Pirofagia", com Bel Macari. Às 19 horas tem início a programação musical, trazendo aproximadamente uma hora de show com cada uma das bandas: Banda Sapataria (19h), La Burca (20h), Eskröta (21h) e As Mercenárias (22h).

Ainda, o Festival terá: espaço kids, alimentação, bar, tattoo, livraria e arte. O I Delas Festival é uma realização da Delas Produções, com o apoio da Secretaria Municipal da Cultura, Fundart, Cantarola, Fratello Waffles, Viver Vegano e Cascabum Produções. Toda a programação é gratuita. A antiga Estação Ferroviária está localizada na Rua Antônio Prado, s/n°, no Centro de Araraquara.

 

SERVIÇO:

I Delas Festival

Local: antiga Estação Ferroviária (Rua Antônio Prado, s/n° - Centro de Araraquara)

Data: 06 e 07 de dezembro (sexta e sábado)

 

06/12 - Sexta- feira

19h: Abertura

- Exibição do Documentário: "Feito Por Elas - O Rock Feminino e Feminista na cidade de São Paulo"(34')

- "Exposição de Artes Visuais "Por um feminismo erótico", com as artistas convidadas: Liz Under, Leila Penteado, Laura do Lago, Vita Pereira e Isabela Rudge

20h: Pocket Show Lígia Maria e Ras Nala Sue

20h45 às 24 horas: DJ Roze (Coletivo Tocaya)

22h30: Performance "Trava gira", com a artista Vita Pereira

 

07/12 - Sábado

09h30: Oficina de Fanzine, para garotas de todas as idades, com Liz Under

10h30: Oficina de Ancestralidade: um resgate cultural e poético da mulher negra, com Quilombo Rosa

14h: Roda da Minas: "Garotas Sangram" - Mediação: Lucia Cava / Convidadas: Grasiela Lima, Steyce Chaves, Márcia Camargo e Tamikuã Faustino Pataxó

18h: Live Painting, com Liz Under

18h30: Performance Pirofagia, com Bel Macari

19h: Banda Sapataria

20h: La Burca

21h: Eskröta

22h: As Mercenárias

 

Programação gratuita - aberta a todos interessados

Revista Cidade

Publicidade