Com muitas atividades, Semana Mundial do Brincar começa no Sesc

19.05.2018
Com muitas atividades, Semana Mundial do Brincar começa no Sesc

Com centenas de atividades na capital, litoral e interior do estado, programação convida o público a “Brincar de Corpo e Alma”

De 20 a 28 de maio, o Sesc São Paulo realiza a Semana Mundial do Brincar. Idealizado pela Aliança Pela Infância, o evento acontece em todas as unidades do Sesc e este ano tem como tema “Brincar de Corpo e Alma”.

Serão centenas de atividades gratuitas, entre vivências, oficinas, bate-papos, encontros, cursos, aulas abertas, contação de histórias, saraus, recreações, intervenções artísticas, performances, espetáculos e instalações. Tudo para que os adultos possam refletir sobre o tema e junto com as crianças sentir no corpo as possibilidades lúdicas de explorar o mundo: pular, correr, batucar, desenhar, cantar, imitar, enfim, brincar.

Voltada para crianças e bebês de 0 a 6 anos, e seus adultos de referência, a programação também dá destaque ao Espaço de Brincar, programa do Sesc São Paulo que promove a valorização do brincar construído pela criança e insere novas provocações para ampliar seu repertório cultural, com ações sobre o universo da Primeira Infância, além de espaços físicos pensados para esse público.

Promovida no Brasil desde 2009 pela Aliança pela Infância, a Semana Mundial do Brincar busca a construção e proteção do brincar como fundamento da expressão genuína da criança, e conta com a participação do Sesc São Paulo desde 2013 em uma parceria que fortalece a brincadeira como elemento fundamental do universo da infância, além de provocar reflexões sobre o tema.

 

Sesc na Semana Mundial do Brincar 2018 – Brincar de Corpo e Alma

De 20 a 28 de maio de 2018

Todas as unidades do Sesc São Paulo

Grátis

Classificação indicativa: Livre

 

PROGRAMAÇÃO COMPLETA EM ARARAQUARA

SEMANA MUNDIAL DO BRINCAR

 

Espetáculo

Pequena coleção de todas as coisas

Objetos de cores, formas, tamanhos e funções distintas passeiam pelo palco, criando composições que reconfiguram a percepção habitual que se tem deles. Coisas vermelhas, verdes, azuis. Coisas de aniversário, de ir à praia, de comer, de fazer chorar, de levar para lua. Com Cia Dani Lima.

Dia 20, domingo, 11h30. Teatro.

?Grátis  ?R$5,00?R$10,00

Retirada de ingressos a partir das 9h30 do dia do espetáculo.

 

Bate-papo

Nutrição do corpo e da alma

Um diálogo sobre os cuidados com as crianças no que diz respeito à suas potencialidades criadoras, à profundidade do brincar e aos anseios da vida imaginária. Como acolher, identificar e facilitar para que as crianças vivam com inteireza e tranquilidade esses aspectos tão importantes para a formação de suas consciências. Com Gandhy Piorsky, educador e pesquisador da cultura da infância.

Dias 24, quinta, 19h. Teatro. Grátis.

 

PALESTRA

A LINGUAGEM FUNDAMENTAL DA CRIANÇA

Por qual linguagem a criança melhor comunica sua vida interior? O que é a vida interior da criança? Essas perguntas serão trabalhadas nesse estudo sobre o nascimento das bases da consciência. Investigaremos para isso como a criança se vincula ao mundo e como o mundo se vincula a ela. Esse é o princípio fundador de todo o trabalho a ser realizado pelo humano, para que possa se reconhecer como individualidade e se afirmar no viver. O brincar é uma dessas chaves. Com Gandhy Piorsky, educador e pesquisador da cultura da infância.

Dias 25, sexta, 14h. Teatro. Grátis.

 

Feira

Troca de livros e brinquedos

Encontro para compartilhar histórias e experiências. A ideia é trazer livros ou brinquedos em bom estado de conservação e propor trocas, novos arranjos, outras utilidades. Com os educadores do Programa Curumim do Sesc Araraquara.

Dias 26 e 27, sábado e domingo, das 12h às 15h30. Área de Leitura. Grátis.

 

Oficina

Construção de brinquedo

O traca-traca é um brinquedo de mecanismo com movimentos que sugerem formas. É uma brincadeira muito antiga que nasceu no oriente, mas já faz parte da tradição popular do brincar brasileiro.

Com Gandhy Piorsky, educador e pesquisador da cultura da infância.

Dia 26, sábado, 10h. Convivência Externa. Grátis. A partir de 7 anos.

Inscrições na Central de Atendimento. Vagas limitadas.

Crianças a partir de 5 anos deverão ser acompanhadas por um adulto responsável.

Revista Cidade

Publicidade

Brasil