Coletivo Roda Gigante traz o Choro para o palco do Sesc

23.11.2018
Coletivo Roda Gigante traz o Choro para o palco do Sesc

Nascido nos quintais, o choro é música pra dançar, festejar, pra ser feita entre amigos. Só existe choro porque existe a roda, ela é anterior ao próprio gênero. E é por isso que, unidos pela amizade, o Coletivo Roda Gigante preparou um show cuja missão é envolver a todos na construção do espetáculo: tanto para ver, como para dançar, quebrando a barreira entre palco e plateia em uma grande roda, repleta de samba, choro, forró, ijexás, samba rock e muito mais.

O choro é a síntese musical do processo de formação da identidade cultural brasileira. Nele estão inseridos todas as trocas e conflitos que permearam o passado do país.  Ainda hoje é preciso romper a barreira delimitada pelas diferenças sociais, quebrar preconceitos para que as pessoas vejam a música instrumental de uma maneira acessível, tirá-la do mundo dos iniciados, porque a riqueza da música instrumental brasileira pode e deve ser celebrada e compartilhada por todos.

De maneira quase espontânea, o grupo surgiu a partir de uma reunião de amigos, com formações musicais distintas, que decidiram realizar uma roda para celebrar, em choro, toda sua amizade e amor a música, além de buscar transformar a noção de que o choro é algum tipo de música brasileira de câmara. Hoje o Coletivo é aberto a todos os músicos, veteranos ou iniciantes, que desejam explorar e desenvolver música instrumental brasileira.

Na contramão de algumas tendências de mercado, o Coletivo Roda Gigante valoriza muito o papel da percussão em sua música, explorando o diálogo profícuo que o choro pode ter com toda a enorme bagagem cultural dos ritmos de matriz afro-brasileira. Assim, no repertório, ijexás e maracatus de compositores como Moacir Santos e João Donato estão ao lado de choros de autores canônicos do gênero, como Pixinguinha e Jacob do Bandolim.

 

Serviço

Show com Coletivo Roda Gigante

Dia: 25/11, domingo

Horário: 16h

Local: Garimpo

Classificação: Livre

Grátis

Revista Cidade

Publicidade

Brasil