Clássicos do blues e do caipira no som de uma viola

27.04.2019
Clássicos do blues e do caipira no som de uma viola

Rogério Ribon e Duda Buenno interpretam releituras de clássicos do blues e do caipira brasileiro, mostrando com pureza as coincidências nos amores, sabores e desamores desses dois estilos. A apresentação será gratuita, no domingo (28), às 16 horas,  encerrando a programação musical de abril do Sesc Araraquara.

O show Blues & Viola surgiu com o propósito de mostrar que apesar de terem surgido em nações distantes, os estilos têm muito em comum. O blues, nascido nos EUA, é um dos estilos mais originais, e apesar de sua construção relativamente simples, conquista pela originalidade, autenticidade e força de expressão. Os primeiros registros gravados datam da década de 40 e foi das lavouras do Delta do Mississipi que surgiram os principais talentos, em sua maioria negros norte-americanos, como Robert Johnson, Muddy Waters, Sony Boy Willianson, etc. que através da música, conquistaram projeção social, cultural e econômica. O Blues foi não só um estilo único e original, mas teve um papel divisor de águas quanto à segregação racial, pois nem mesmo o preconceito foi capaz de restringir esse estilo que viria a ser a alma do Rock & Roll.

Certamente ao avaliar a trajetória das duplas que originaram o caipira, encontramos muitas semelhanças com os artistas do blues, seja pela projeção socioeconômica, pela pureza dos temas, simplicidade e sentimento nas letras. Assim como no blues, nossos artistas que nasceram do sertão e das lavouras, mesmo sem formação musical e com sua simplicidade e linguagem únicas, criaram nossa música caipira. Outro ponto que chama a atenção, é que a afinação original da viola, trazido de Portugal, segundo registros, não utilizava as afinações utilizadas no caipira, que se resumem em basicamente 3, e que são na prática as “open tune” do blues norte Americano, aqui denominadas popularmente de “Cebolão”, “Rio Abaixo” e “Rio Acima”.

Este projeto busca explorar as intersecções dos dois estilos, facilitando o acesso cultural e levar ao público a oportunidade de degustar um show inusitado, com uma boa dose de algo muito familiar aos ouvidos... os sons e acordes da nossa bela e admirada viola caipira, de 10 cordas, ícone da música regional. No repertório, músicas de artistas como Robert Johnson, Muddy Waters, Howlin Wolf, Tião Carreiro e Pardinho, Mário Zan, dentre outros.

 

Serviço

Show Blues & Viola

Dia: 28/4, domingo

Horário: 16h

Local: Garimpo

Classificação: Livre

Grátis

 

 

Revista Cidade

Publicidade

Brasil