Banda Filpo Ribeiro e a Feira do Rolo se apresenta no Sesc

18.05.2018
Banda Filpo Ribeiro e a Feira do Rolo se apresenta no Sesc

“Filpo Ribeiro e a Feira do Rolo” apresentam “Contos de beira d’água” no Sesc

Na próxima sexta-feira (18), o Sesc Araraquara traz para o palco um show que apresenta o trabalho autoral da banda Filpo Ribeiro e a Feira do Rolo, às 20 horas, com entrada gratuita. No repertório estão as canções do primeiro “Contos de beira d’água” e releituras de canções de artistas consagrados como Jackson do Pandeiro, Dominguinhos, Zé Ramalho e Alceu Valença. A sonoridade explora os timbres de instrumentos peculiares como a rabeca, viola de 10 cordas dinâmica, trompete e pífanos, acompanhados por zabumba, triângulo e baixo.

O grupo surgiu da necessidade do músico Filpo Ribeiro em dar continuidade à sua pesquisa em torno do universo da rabeca, processo iniciado com o grupo Pé de Mulambo. Com o fim deste último, juntou-se ao músico e produtor paulistano Marcos Alma (com quem já havia produzido os dois CDs do Pé de Mulambo) para iniciar o novo projeto. A formação ficou completa com a chegada dos paraibanos Guegué Medeiros e Diogo Duarte.

As composições e arranjos se inspiram em gêneros que marcaram a formação musical de Filpo Ribeiro, sobretudo os alguns ritmos nordestinos como o forró, coco, o repertório das bandas de pífano, samba de roda, e outros mais ligados à cultura caipira e caiçara do sudeste como o fandango caiçara, reiada (folia de reis), romaria do divino e lundus do norte mineiro.

Contos de beira d’água foi contemplado pelo edital ProAc da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, resultando, além da gravação, em shows e oficinas por diversas cidades. A versatilidade dos músicos é um dos elementos que abre um interessante leque de possibilidades sonoras, uma vez que tanto nos shows como no CD, os músicos se revezam em vários instrumentos.

 

Serviço

Show Filpo Ribeiro e a Feira do Rolo

“Contos de Beira D´Água”

Dia: 18/5, sexta

Horário: 20h

Local: Garimpo

Classificação: Livre

Grátis

Revista Cidade

Publicidade

Brasil