Um final de semana inteiro para vivenciar a filosofia e a prática da Yoga

11.06.2018
Um final de semana inteiro para vivenciar a filosofia e a prática da Yoga

Promovido pelo Sesc, o Yoga – Filosofia e Prática convida praticantes e interessados para um Encontro de imersão no Yoga por meio de diversas práticas. Este ano, o foco do evento é a Meditação 

Em 2018 o Sesc Araraquara realiza mais um Yoga – Filosofia e Prática, encontro que já que chega à sua 10ª edição. Este ano o evento estará direcionado para a prática da meditação, sempre mantendo seu objetivo de estimular questionamentos e reflexões, e promover um momento de relaxamento e aprendizado, de forma que isso possa interferir diretamente na qualidade de vida dos participantes. O encontro será no final de semana, dias 16 e 17 de junho. As inscrições estão abertas na Central de Atendimento do Sesc Araraquara e os ingressos vão de R$6 a R$20.

Tudo começa no sábado (16), de manhã bem cedo. Às 8h, as atividades se iniciam com a aula especial Despertando com Mantras, com orientação de Gabriela Lúcia Carranza Solís e Manuel Carlos Accarini Pernavia. O objetivo é aquecer o corpo e despertá-lo ao som dos Mantras, que auxiliam na alteração da consciência e facilitam a concentração e a meditação. Para participar desta aula não é necessário estar inscrito no Encontro.

A partir das 9h30 os participantes poderão fazer o credenciamento na entrada do Ginásio de Eventos, para seguir com a programação que vai até o final do dia. Tereza Cristina Russef ministra a Prática para Despertar às 10h, baseada em ásanas (posturas) e pranayamas (respirações). Em seguida, às 11h, João Carlos Gonçalves conduz a vivência Aprendendo a Meditar, apresentando o conceito da meditação, sua finalidade, além de traçar um panorama das técnicas em várias escolas. Ainda, oferece elementos para que os participantes possam reproduzir a experiência em sua rotina.

Depois da pausa para o almoço – na lanchonete do Sesc o cardápio será pautado na culinária indiana – às 14h é hora de Vinyasa, com Gisele Zeghini. Esta é uma das linhas do yoga constituída de sequencias livres, e visa dinamizar a energia do corpo de forma fluída - a combinação de movimento e respiração pode ser considerada uma meditação em movimento.

Às 15h é a vez de Liz Abi Rached Torres apresentar Meditação pelos Aromas, induzindo a introspecção e concentração por meio da aromaterapia. Haverá uma apresentação sobre o tema, seguida de práticas meditativas guiadas com músicas, repetição de mantras, em silêncio, em movimento, todas com o uso de diferentes aromas. Para encerrar o dia, Yoga Nidra. Quem facilita esta prática é Anderson Alegro, com aula musicada por Marcus Santurys. O foco é o relaxamento muscular, uma forma de meditação que busca a conquista do pratyahara (abstração dos sentidos), último passo para a meditação.

No domingo (17), as atividades acontecem somente no período da manhã. Às 10h, Júlio Fernandes propõe a prática Yoga em Dupla. Meditação Mindfulness encerra a programação às 11h30, com orientação de Marcelo Augusto Duarte Teixeira. A prática traz diversas técnicas de preparação para se iniciar a meditação, como o discernimento da atenção plena, auto-observação e tranquilidade.

Ao longo de todo o final de semana estará disponível uma vivência de meditação guiada no Hall de entrada do ginásio.

 

Serviço

Yoga - Filosofia e Prática

A Meditação no Yoga

Dias 16 e 17, sábado e domingo

Ginásio do Sesc Arraraquara. Classificação 12 anos. Inscrições na Central de Atendimento. Vagas limitadas.

Necessário trazer mats e canecas.

 

PROGRAMAÇÃO COMPLETA:  

 

Meditação guiada

Dias 16 e 17, sábado e domingo, das 10h às 18h. Hall de entrada do Ginásio

 

  • dia 16, sábado

 

8h às 9h15 - Aula aberta  despertando Com mantras

Orientação: Gabriela Lucía Carranza Solís e Manuel Carlos Accarini Pernavia.

Convivência Externa.

 

9H30 - Credenciamento

 

Aulas especiais

10h - prática para despertar / Orientação: Tereza Cristina Russeff.

11H - aprendendo a meditar

14h – vinyasa / Orientação: Gisele Zeghini.

15h - meditação pelos aromas / Orientação: Liz Abi Rached Torres.

16h30 - yoga nidra com música ao vivo / Orientação: Anderson Alegro. Aula Musicada por Marcus Santurys.

 

  • dia 17, domingo

Ginásio

 

10h - Yoga em dupla / Orientação: Júlio Fernandes.

11h30 - Meditação mindfulness / Orientação: Marcelo Augusto Duarte Teixeira.

 

Revista Cidade

Publicidade

Brasil