Sesc apresenta Leite Derramado, espetáculo adaptado do romance de Chico Buarque

19.05.2017
Sesc apresenta Leite Derramado, espetáculo adaptado do romance de Chico Buarque

Com direção de Roberto Alvim, montagem traz uma visão de séculos da História do Brasil e propõe uma reflexão acerca da formação política e social dos dias atuais

Após ter sua estreia no Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas de Santos em 2016, o espetáculo de teatro “Leite Derramado” estará no Sesc Araraquara em única apresentação no sábado (20), às 20 horas. Com direção de Roberto Alvim, a montagem, uma adaptação do romance de Chico Buarque publicado em 2009, conta com Juliana Galdino, Renato Forner, Diego Machado, Taynã Marquezone, Caio D’aguilar, Marcel Gritten, Luis Fernando Pasquarelli e Nathalia Manocchio no elenco. 

A peça recebeu indicação ao Prêmio APCA de Melhor Atriz – Juliana Galdino; três indicações ao Prêmio Shell: Melhor Atriz – Juliana Galdino, Melhor Direção – Roberto Alvim e Melhor Iluminação – Domingos Quintiliano.

Lançado em dezenas de países, o livro Leite Derramado foi o vencedor dos prêmios mais importantes da Literatura em língua portuguesa: Prêmio BRAVO!, Prêmio JABUTI e Prêmio PORTUGAL TELECOM. Trata-se de uma visão panorâmica de séculos da História do Brasil que termina apontando para a necessidade urgente de reconstruirmos nossos procedimentos éticos em direção a novas possibilidades de ação política.

Seu protagonista é Eulálio D’Assumpção que, aos 100 anos de idade, encontra-se abandonado numa maca em um corredor de hospital público. É o herdeiro de uma tradicional família que chegou ao país com a corte portuguesa: antepassados aristocratas, avô latifundiário escravagista, pai senador corrupto, neto guerrilheiro, bisneto traficante… 

Perdulário, alienado e contraditório, está agora completamente falido e se defronta com a precariedade trágica de um sistema construído por uma elite rentista nacional da qual sua família foi parte integrante.

A obra propõe uma elaboração estética da singular experiência do tempo no Brasil, situando-se numa interzona na qual tudo se transmuta apenas para repetir-se em sua sórdida estrutura autodevoradora: delirando, nos últimos instantes de sua vida, o protagonista é atravessado por eventos cruciais de nossa História, em um pandemônio no qual ruem as fronteiras que separam mundo interno e mundo externo, passado e presente, memória e imaginação, religião e poder, indivíduo e sociedade, política e mitologia.

 

Serviço:

Espetáculo de Teatro – Leite Derramado

Dia: 20/5, sábado

Horário: 20h

Local: Teatro

Classificação: 14 anos

Grátis

Retirada de convites no dia da atividade.

 

 

Revista Cidade

Publicidade

Brasil