Semana Luiz Antônio reapresenta dois espetáculos no encerramento

25.06.2016
Semana Luiz Antônio reapresenta dois espetáculos no encerramento

Sucesso de público nesta edição, a 28ª Semana Luiz Antônio Martinez Corrêa se encerra nesse domingo (26) com a reapresentação de dois espetáculos que foram muito bem comentados pelo público e produzidos por meio do Edital de Ocupação da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart: “Entre Valsas” e “Tinderelxs”.

“Entre Valsas” terá início às 19 horas, no Teatro Municipal, para um público restrito a cem lugares. A atriz Cláudia Galvão, sob direção de Carlos Fonseca, propõe um mergulho vertical nas profundezas da condição feminina, tomando por argumento um diálogo com uma das personagens mais instigantes do teatro brasileiro: a jovem Sônia, da peça “Valsa nº 6”, de Nelson Rodrigues.

“E se eu parar pra pensar em todos os outros sonhos que não realizei?... Sempre que deixei morrer um sonho, foi por uma causa que não era só minha... Eu não estou sozinha”, questiona Sônia, desnudando-se e mesclando-se com os relatos da própria atriz e de outras “Sônias”.

“Ouvidas aqui e ali, essa reverberação emocional fez-se motivação para que, à maneira do compasso ternário das valsas, sejam trazidas à cena a história pessoal da atriz, o encontro com a personagem de Nelson Rodrigues e outras histórias de um inquietante universo feminino”, explica Carlos Fonseca, lembrando que o espetáculo conta com a participação especial de Suzi Mendes na interpretação musical.

Vale destacar que a atriz Cláudia Galvão mudou-se para Araraquara em 1989 e acompanhou 27 edições da Semana Luiz Antônio – seja como atriz, seja como platéia. “Meu primeiro espetáculo na Semana Luiz Antônio foi ‘Ópera Revista’, com direção de Edna Portari, era a segunda edição. Nesses anos acompanhei diretamente toda a programação, observando a programação e a participação de diversos artistas da cidade e de fora, além de atuar em diversas edições”, lembra.

O Teatro Municipal Prefeito Clodoaldo Medina está localizado à Av. Bento de Abreu, s/nº, na Fonte Luminosa.

Já a intervenção urbana “Tinderelxs” acontece às 20h30, no Palacete das Rosas Paulo A.C. Silva, com aCia. Maizum de Artes Cênicas e direção de Weber Fonseca.  “Tinderelxs” traz à tona uma questão bastante contemporânea: os relacionamentos que acontecem por meio da internet e seus aplicativos. Com personagens conectados em trajes de núpcias, esperando encontrar seus pares, perpassa o mito fundador do amor e o mito do amor moderno. Um espetáculo de imagens e corpos que ocupam o espaço urbano e questionam: “como é que se diz ‘eu te amo’?”.

A partir da reflexão sobre as novas formas e possibilidades de relacionamentos amorosos e afetivos na era dos aplicativos, os artistas da companhia se questionam como estas inquietudes podem se transformar em atos performativos e estéticos. Estão em jogo: relações, desejos, sonhos, gêneros e sexualidade.

O elenco é formado por Carol Gierwiatowski, Danilo Forlini, Neila Dória e Renato Alves. A partir do mito fundador do amor “Eros e Psiquê”, Weber Fonseca insere os questionamentos da companhia no próprio espaço urbano ocupado e cria analogias com a história do lugar.

A área central - que inclui desde a praça da igreja matriz, passando pelas alamedas do Palacete das Rosas e toda a Esplanada onde hoje se encontra o Paço Municipal - atravessou a década de 40 a 60 do século XX como o espaço do footing: uma prática comum entre os jovens da época para flertarem e se conhecerem.

Em “Tinderelxs” os personagens se conectam numa trama alicerçada pela busca do par ideal. Figuras arquetípicas da contemporaneidade são denominadas conforme suas ações: PsiquErosDominatrix,StalkerBloody (Bride). “

Em “Tinderelxs”, o “x” assume o papel de todas as vogais e define os muitos gêneros reconhecidos na sexualidade humana. Na montagem as figuras buscam resoluções e seus corpos ocupam o espaço urbano, criando imagens que reproduzem fragmentos de suas experiências e permanecem na mente dos espectadores; suas histórias, narradas em voz, em sons e canções enchem as ruas quebrando a monotonia.

  

Serviço:

26 de junho (domingo)

28ª Semana Luiz Antônio Martinez Corrêa apresenta:

 

19h - Espetáculo: “Entre Valsas”, com Cláudia Galvão

Direção: Carlos Fonseca

Local: Teatro Municipal Prefeito Clodoaldo Medina (Av. Bento de Abreu, s/nº - Fonte Luminosa)

100 lugares / Não recomendável para menores de 16 anos

  

20h30 - Espetáculo: “Tinderelxs”, com Cia. Maizum de Artes Cênicas

Encenação: Weber Fonseca

Local: Palacete da Esplanada das Rosas (Rua São Bento, 794 – Centro)

Livre / Classificação etária: livre

Revista Cidade

Publicidade

Brasil