Rumo ajudará na restauração da locomotiva que integrará acervo histórico da cidade

05.06.2018
Rumo ajudará na restauração da locomotiva que integrará acervo histórico da cidade

Representes do município e da empresa Rumo se reuniram ma Estação ferroviária para tratar do assunto

O projeto de restauração das composições ferroviárias que integrarão o patriomônio histórico do município ganhou importante apoio no último dia 30, quando representantes da Rumo anunciaram que a empresa vai participar ativamente das ações e trocará as peças de uma locomotiva que integra a composição, tratando de viabilizar sua reforma. No total são quatro os carros obtidos pelo municípío, incluindo alguns de passageiros.

A boa notícia se confirmou em reunião realizada no pátio da Estação Ferroviária de Araraquara que teve a participação da gerente de Preservação do Patrimônio Histórico, Alessandra de Lima, do gerente de Operação da Rumo, Rodrigo Verardino, e do vereador Elias Chediek (MDB), ferroviário aposentado e entusiásta do projeto de restauração de locomotivas da EFA e carro de passageiros da Companhia Paulista que fizeram parte da história da estrada de ferro. A secretária de Cultura, Teresa Telarolli, e a coordenadora executiva de Acervos e Patrimônio Histórico, Daniela Aquino, também participaram do encontro.

Segundo a gerente de Preservação do Patrimônio Histórico, Alessandra de Lima, o projeto é de extrema valia e o Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico de Araraquara (Compphara) já entendeu que é importante esse tombamento.

O gerente de Operação da Rumo, Rodrigo Verardino, garantiu que a empresa deverá realizar a troca de peças para contribuir com o projeto. “Vamos viabilizar a pintura da locomotiva elétrica. Tentaremos encaixar nas nossas atividades.”

Ao final do encontro, Chediek, destacou que o projeto de restauro envolve quatro todos os veículos, mas ressaltou que até aqui apenas uma locomotiva já teve confirmada sua recuperação, que deve ser finalizada ainda neste ano.

 

 

Revista Cidade

Publicidade

Brasil