Programação paralela do Araraquara Rock começa neste domingo

08.07.2016
Programação paralela do Araraquara Rock começa neste domingo

Documentário “Botinada: a história do punk no Brasil” abre a programação no dia 10, na Praça das Bandeiras - toda a programação é gratuita

Prepare-se porque a sensação de bem estar vai ser intensa: o Araraquara Rock está chegando com 14 bandas para a programação dos dias 15, 16 e 17 de julho. Mas antes disto, o evento já movimenta a cena rock’n roll com uma programação paralela e intensa, que apresenta cinema,videoclipes e atividade de formação – e o melhor: tudo gratuito e com fácil acesso, só chegar e se divertir!

A Sessão Zoom é parceira do festival com a realização das atividades paralelas, que começam neste domingo com o documentário “Botinada: a história do punk no Brasil” (dia 10); depois tem uma Mostra de Videoclipes (dia 11) e ainda a atividade de formação “Prazer, eu tenho uma banda! Como fazer o material de divulgação de bandas” (dia 12). Confira mais detalhes.

 

Cinema - No domingo, às 19 horas, na Praça das Bandeiras, o RockCine, com curadoria de Breno Rodrigues, apresenta o documentário “Botinada: a história do punk no Brasil”, narrando a história do início do movimento punk no Brasil, no período entre 1976 e 1984, e o paradeiro de seus protagonistas. A atividade tem o apoio da Associação dos Amigos da Praça das Bandeiras.

Produzido em 2006, com direção de Gastão Moreira, o documentário teve como base os documentários “Punks”, “Garoto do Subúrbio” e “Rota ABC”, e conta com imagens raras - como a banda Cólera tocando ao vivo, em 1980, na TV Tupi (nunca foi ao ar) e o Inocentes tocando no Gallery, em 1982 - além de entrevistas com punks de todo Brasil, jornalistas, cineastas, bandas e simpatizantes do movimento punk.

A produção de “Botinada (...)” implicou quatro anos de pesquisa, 77 pessoas entrevistadas, milhares de horas nas ilhas de edição, 200 horas de vídeo e muitas imagens raras e inéditas compiladas pela primeira vez.

 

Mostra Videoclipes - Na segunda-feira (11), a programação paralela traz, para o Palacete das Rosas Paulo A.C. Silva, o fotógrafo Deivide Leme e convidados, a partir das 19h30, para apresentação da “Mostra de Videoclipes Araraquarenses”. Após a exibição, haverá um bate-papo com os diretores, produtores e músicos.

Entre os clipes selecionados para a mostra estão: “Garrafada de Galinha”, com Os Capial e  “The Final Act”, com The Assault (direção: Marcelo Caraciolo Tucci/ 2016); “Esquema” com Super Over,“Ambush” com Dead or Alive e “Janeiro” com Cervelet (direção: Deivide Leme/ 2014); “Máscaras” com Luana Camarah (direção: Deivide Leme, Ricardo Nasi, Leo Fonseca/ 2013) e “A Sina de um Castilho” com Castilhos (direção: Deivide Leme e Wiliam Albino/ 2016).

Deivide Leme é diretor de vídeoclipes desde 2012. Deu início a suas atividades primeiramente como filmmaker, envolvendo-se, assim, nas demais etapas de uma produção audiovisual. Atualmente trabalha como diretor, editor e colorista, contando também com uma equipe de qualidade e conhecimento para suas produções. Com uma vasta experiência com diversos estilos musicais, Deivide sempre consegue captar a exata essência de cada banda, individualmente, sem perder sua linguagem.

Workshop - Por fim, a programação paralela se encerra com uma atividade de formação também realizada no Palacete, na terça (12), com o jornalista Matheus Vieira e o fotógrafo Deivide Leme apresentando “Prazer, eu tenho uma banda! Como fazer o material de divulgação de bandas”. Para participar não há a necessidade de inscrição prévia – é só chegar.

No workshop, o jornalista e músico Matheus Vieira se junta ao fotógrafo Deivide Leme para bater um papo sobre como fazer materiais de divulgação de bandas e músicos, como: release, histórico e tipos de fotografias que devem ser enviadas para jornais, sites e contratantes ou mesmo postadas nas redes sociais.

Vale destacar que Matheus Vieira atuou durante oito anos como editor do caderno de cultura do jornal Tribuna Araraquara (EPTV). Atualmente, colabora com o portal 'Cultura Já' e comanda o programa de rock ´n´ roll Black Dog, na Uniara FM. Colaborou com as revistas especializadas Roadie Crew e Valhalla e também escreveu nos sites Whiplash e Novo Portal, no qual foi proprietário. Fora projetos ligados à sétima arte, o jornalista também é baixista, guitarrista e compositor na banda Dead or Alive, com a qual lançou quatro discos.

Já Deivide, além da experiência como diretor de videoclipes, é fotógrafo há 6 anos e já passou por diversas áreas dentro da fotografia, mas sempre teve o foco de seu trabalho voltado a bandas. Já fotografou em pequenos, médios e grandes festivais de música, tendo a oportunidade de registrar no palco grandes nomes do cenário rock brasileiro como CPM22, Dead Fish, Nx Zero, Skank, Ratos de Porão, e a recém conhecida nacionalmente Scalene, entre várias outras. Mesmo tendo seu foco voltado à música, não deixa de lado outras vertentes da fotografia, como seu projeto autoral no instagram. Importante lembrar que Deivide Leme e Simone Dib são os fotógrafos oficiais do Araraquara Rock 2016.

Lembrando: toda a programação é gratuita e pode ser acompanhada pelo site da Prefeitura de Araraquara (www.araraquara.sp.gov.br) ou pelo Facebook (www.facebook.com/araraquara.rock).

 

·     ARARAQUARA ROCK

 

Programação Paralela

 

10/07 (domingo) - 19h – Praça das Bandeiras – RockCine (curadoria: Breno Rodrigues)

Doc – “Botinada: a história do movimento punk Brasileiro”

 

11/07 (segunda-feira) – 19h30 – Palacete das Rosas – “Mostra Videoclipes Araraquarenses” – apresentação dos videoclipes produzidos pelo fotógrafo Deivide Leme e convidados (parceria com a Sessão Zoom)

 

Atividade de Formação

 

12/07 (terça-feira) – Palacete das Rosas – 19h30 – “Prazer, eu tenho uma banda! Como fazer o material de divulgação de bandas – Matheus Vieira e Deivide Leme

 

Shows:

 

·         Sexta (15/07) - 20h

Local: Sesc Araraquara

Inky

 

·         Sábado (16/07) - a partir das 18h30

Local: CEAR

Crockodilo Rock, The Lost Trouble Boys, Remove Silence, Blüe Barrel, Maddox, King Bird (convidada)

 

·         Domingo (17/07) - a partir das 16h

Local: Sesc Araraquara

Caio Durazzo Rock N' Roll Trio

 

A partir das 18h30

Local: CEAR

Overtrash, Dysnomia, Fatal Scream, The Assault, Bandanos (convidada), Paura (convidada)

 

Endereços:

- Praça das Bandeiras: Rua Voluntários da Pátria, na altura da Av. Bandeirantes - Centro

- Palacete das Rosas: Rua São Bento, 794 - Centro

- Sesc Araraquara: Rua Castro Alves, 1315 - Quitandinha

- CEAR: Avenida Maria Antônia Camargo de Oliveira, 4133 – Fonte Luminosa

Revista Cidade

Publicidade

Brasil