Olhar sobre a mulher ganha duas frentes na Casa da Cultura

05.03.2016
Olhar sobre a mulher ganha duas frentes na Casa da Cultura

Exposições de artes plásticas apresentam os olhares das mulheres artistas de Araraquara e também de Nicolielo, renomado artista de Nova Europa

A exposição “O Olhar da Mulher Artista” é sempre aguardada no mês de março – em homenagem às mulheres - na Casa da Cultura Luiz Antônio Martinez Corrêa, já que conta com uma coletânea de obras selecionada de artistas mulheres araraquarenses. 

Este ano a Secretaria Municipal da Cultura e a Fundart apresentam a exposição com um desdobramento: a exposição “O Olhar do Artista sobre a Mulher, por Nicolielo”, que traz óptica do renomado artista Nicolielo retratando vários olhares sobre a mulher.

As exposições têm início na segunda-feira, dia 07 de março, e seguem até o dia 26 de março, com entrada gratuita. Ambas fazem parte da programação da Prefeitura de Araraquara – por meio da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart – em homenagem às mulheres.

“O Olhar da Mulher Artista” traz obras em pintura, aquarela, escultura e fotografia das seguintes artistas: Adriana Ulysses, Ana Maria Magnani, Denise Ianusckievi, Euzânia Andrade, Grace Lis Meireles, Helena Morette, Ivone Amalfi, Juty Oliveira, Leila Penteado, Lila Yamada, Lilian Penteado, Livia Dotto Martucci, Lucinda Bento, Marcela Campos, Maria Aparecida Lombardo, Maria Helena Pirateli, Maria Helena Ventura, Maria José Conde, Maria Lucia Proença Meireles, Maribel Santos, Pietra Verbena, Raquel Franco, Renata Nigro, Shanti, Souham Bedran, Suely Ferrer, Vera Solange Proença, e Wanda Salgado.

Já em “O Olhar do Artista sobre a Mulher”, Antônio Carlos Nicolielo, de Nova Europa, apresenta dez telas que retratam o universo das mulheres sob sua óptica. 

“Chargista político, pouca caricatura fiz de mulher em meu trabalho diário. Quando me pus a pintar, descobri que era delicioso fazer mulher: linhas curvas, como gostava o Niemeyer. Daí, o pincel começou a correr cada vez mais solto na tela em branco, num prazer mais lúdico do que erótico. Participaram de procissões, foram lavadeiras, artistas de circo, freiras e avozinhas.  Todas minhas mulheres cumpriram o seu papel em meio a cores e cenários diversos”, revela o artista.

Nicolielo iniciou sua atividade profissional em Bauru, trabalhando como repórter, redator e chargista político de jornais. Foi também diretor de arte, editor de arte, capista e ilustrador.

Nico foi chargista e ilustrador de jornais como Diário de S. Paulo, Diário da Noite, Folha de S. Paulo e Folha da Tarde; foi colaborador de O Pasquim. No exterior, publicou em países como Alemanha, Canadá, Grécia, Alemanha, Bulgária e Polônia. 

Em 1985 foi escolhido e premiado pela Comissão Editorial Européia como um dos mais importantes cartunistas do mundo (Skona Skant - 170 Cartoonister - Bra Brocker Editora - Suécia). Desde 1998 é afiliado ao Cartoonist & Writers Syndicate e ao The New York Times Syndicate, que distribuem seus trabalhos para mais de 150 publicações no mundo todo.

Suas obras estão em diversos museus, como: Museum of History, em Bonn (Alemanha); House of Humor, em Gabrovo (Bulgária); Museum of American Life, em Hartford (EUA); Museum of Cairo (Egito); Museo do Humor de Galícia (Espanha) – entre outros.

A exposição permanece em cartaz até o dia 26 de março, com entrada gratuita. A Casa da Cultura está localizada à Rua São Bento, nº 909, no Centro de Araraquara, sendo o horário de visitação das exposições das 12h15 às 20h45. A programação completa das atividades de março em homenagem às mulheres está disponível no site da Prefeitura de Araraquara (www.araraquara.sp.gov.br).

Serviço:

Exposições:

“O Olhar da Mulher Artista” - coletânea selecionada de artistas mulheres araraquarenses

 

“O Olhar do Artista sobre a Mulher” – por Nicolielo

Local: Casa da Cultura Luiz Antônio Martinez Corrêa (Rua São Bento, 909 – Centro)

 

Período: de 07 a 26 de março

Horário de visitação: 12h15 às 20h45

Grátis

Revista Cidade

Publicidade

Brasil