O melhor da nova safra do documentário brasileiro e internacional na telona do Sesc

18.08.2018
O melhor da nova safra do documentário brasileiro e internacional na telona do Sesc

Desde sua criação em 1996 o É Tudo Verdade - Festival Internacional de Documentários se consolidou como o mais importante evento de cinema documental no Brasil com enorme reconhecimento internacional. Fundado e dirigido pelo crítico Amir Labaki, o evento chega à sua 23a edição com patrocínio do ITAÚ; Parceria do SESC-SP e copatrocínio da SABESP e da SPCINE. Conta com o apoio do Ministério da Cultura - Secretaria do Audiovisual, através da lei  2 2 8.313/91 (Lei Rouanet) e da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo – Programa de Ação Cultural/PROAC ICMS. O projeto também foi contemplado no edital SAV / MINC / FSA nº 11.

1968 foi um ano de significado plural, como múltiplas foram as raízes e dinâmicas das revoltas que acolheu, mundo afora, incluindo o Brasil. É sob o signo de seu cinquentenário que se desenvolve essa edição do Festival. A luta pelo mais amplo respeito universal aos direitos humanos foi dos raros traços comuns identificáveis naqueles protestos, assim como caracteriza a corajosa obra de da homenageada deste ano, a americana Pamela Yates.

O filme que abre este ciclo é o longa Amarra seu arado a uma estrela (2017), de Carmen Guarini. A obra traz gravações feitas há 20 anos pelo diretor argentino Fernando Birri sobre o 30º aniversário da morte de Che Guevara e a importância das utopias naquele tempo. Esse resgate destaca a importância desse poeta e mestre do cinema latino-americano, autor de clássicos como “Tire Dié” (1960) e “Los Inundados” (1961).

Em 1997 Fernando Birri (1925-2017) retorna ao seu país para rodar um documentário sobre o 30º aniversário da morte de Ernesto Che Guevara, dando início a uma aventura cinematográfica que levou o diretor desde La Higuera até Montevideo, passando por Buenos Aires, em um diálogo com artistas e pensadores contemporâneos latino-americanos.

 

Serviço:

Festival Internacional de Documentários  “É Tudo Verdade”

De 19/8 a 4/9

Teatro do Sesc Araraquara

Grátis - Retirada de ingressos 1 hora antes do início da sessão.

 

 

Amarra seu arado a uma estrela

Dir.: Carmen Guarini

Argentina | 2017 | 80 min.

Dia 19, domingo, 14h. Classificação 14 anos.

 

 

Revista Cidade

Publicidade

Brasil