No aniversário de 200 anos da cidade, Sesc exibe documentário que fala sobre a arte e o espaço urbano

21.08.2017
No aniversário de 200 anos da cidade, Sesc exibe documentário que fala sobre a arte e o espaço urbano

Dirigido por Guilherme Valiengo e Marcelo Mesquita, “Cidade Cinza” tem no elenco os artistas Os Gêmeos, Nunca e Nina, e trilha sonora produzida Daniel Ganjaman

"Cidade Cinza" (São Paulo, 2013), documentário dirigido por Guilherme Valiengo e Marcelo Mesquita, está em cartaz no Sesc Araraquara na próxima terça-feira (22), às 14 horas. No dia em que a cidade comemora 200 anos, a exibição do filme traz à tona a discussão sobre a arte no espaço urbano, arte esta que busca seu espaço em meio à tantos edifícios e cores monocromáticas e seu impacto perante a cidade.

O longa destaca o trabalho de artistas brasileiros, que são respeitados no exterior e veem suas obras serem cobertas por tinta cinza em plena São Paulo, sua cidade de origem. Os diretores conversaram com artistas como Os Gemeos e Nina Pandolfo, e retrataram o trabalho de funcionários da prefeitura de apagar os grafites espalhados por São Paulo. 

A produção recorreu ao crowdfunding (financiamento coletivo) para programar seu lançamento em circuito comercial, e tem em sua trilha, produzida por Daniel Ganjaman, a faixa inédita "Doum", composta para o filme pelo rapper Criolo.

 

Cidade Cinza 

Dir.: Marcelo Mesquita e Guilherme Valiengo

Brasil/Reino Unido | 2013 | 85 min

Os Gêmeos, Nunca e Nina são artistas famosos no mundo todo por seu estilo de grafite. No exterior, suas obras são expostas em museus e galerias. Em São Paulo, sua cidade de origem, são cobertas de tinta cinza pela prefeitura. Ao som da trilha original de Criolo e Daniel Ganjaman, Cidade Cinza acompanha a repintura de um enorme mural que foi apagado, abre nossos olhos para as cores deste grupo de artistas e questiona o cinza que cerca nossas vidas no espaço urbano.

Dia 22, terça, 14h. Teatro. Classificação Livre. Grátis.

Retirada de ingressos 1 hora antes do início da sessão. 

Revista Cidade

Publicidade

Brasil