Museu Vivo destaca Ella - A Hospedada nesta quarta

07.11.2017
Museu Vivo destaca Ella - A Hospedada nesta quarta

Programação acontece no Museu Voluntários da Pátria, a partir das 19h30, com entrada gratuita; na foto: "Ella" no Novo Hotel Municipal

“Ella – a Hospedada” é a atração desta quarta-feira (08) no programa Museu Vivo, realizado pela Secretaria Municipal da Cultura e Fundart. A programação gratuita também conta com monitoria lúdica e será realizada no Museu Histórico e Pedagógico Voluntários da Pátria, a partir das 19h30.

O novo projeto do coletivo Ella A Comportada apresenta a exposição fotográfica “Ella - a Hospedada”, com fotos de Monique Duarte, e uma performance com a intérprete de Ella, a performer Geórgia Palomino. O cenário desta nova produção é o Novo Hotel Municipal de Araraquara patrimônio histórico intrinsecamente ligado à historia da cidade.

“A busca deste olhar sobre o ‘antigo’ no ‘contemporâneo’ nos possibilita muitas analogias em relação às condições de opressão e violência que a mulher enfrentou e ainda enfrenta”, aponta Geórgia. Mas em quais mulheres Ella se hospeda? Quais mulheres se hospedam em Ella?

O projeto “Ella - a Hospedada” integra o edital Museu Vivo da Prefeitura de Araraquara e também traz na ficha técnica: a curadoria de Weber Fonseca, a produção de Tania Capel, o make/visagismo de Mariana Basso, os figurinos Murilo Rangel e a iluminação de Felipe Dias.

A exposição fotográfica permanece até o dia 22 de novembro em cartaz, contando com performance de Geórgia Palomino na abertura e no encerramento, nos dias 08 e 22 de novembro.

Vale destacar que nesta quarta, além de “Ella – a Hospedada”, o Museu Vivo apresenta monitoria lúdica com Maria Alice Ferreira até as 21 horas. A atriz criou uma personagem especialmente para o evento: uma velhinha simpática e antenada que, ao meio dos velhos telefones do museu, se comunicará com emails e mensagens eletrônicas com diversas amigas, a fim de manter preservados os bens culturais e patrimoniais do município.

As crianças poderão observar que é através dos mais velhos – de coisas ou de pessoas – que a história se perpetua. A ideia é alertar para a importância do respeito aos mais velhos, valorizando o conhecimento transmitido por eles, assim como suas histórias e, claro, abordar a história de alguns objetos do museu.

O Museu Histórico Voluntários da Pátria está localizado na Praça Pedro de Toledo, no Centro de Araraquara.

 

Serviço:

“Museu Vivo” – com Geórgia Palomino (“Ella – a Hospedada) e Maria Alice Ferreira (monitoria lúdica)

Local: Museu Histórico Voluntários da Pátria (Praça Pedro de Toledo, s/n° - Centro)

Data: quarta-feira (08 de novembro)

Horário: 19h30

Revista Cidade

Publicidade

Brasil