Filme franco/alemão é atração do Projeto Os Muitos Lados da Guerra

23.10.2017
Filme franco/alemão é atração do Projeto Os Muitos Lados da Guerra

O projeto Os muitos lados da guerra dismistifica alguns sentimentos e impressões. Em filme do gêmero as pessoas tendem a ver dois lados em uma guerra: heróis e vilões, vencedores e vencidos. A realidade, no entanto, é muito mais complexa que essa perspectiva maniqueísta, como sugerem os longas que compõem esta programação.

Nesta terça-feira, 24, a atração é Frantz, um lomga Franco/Alemão, cuja história se passa em uma pequena cidade alemã, logo após a Primeira Guerra, quando Anna chora no túmulo do noivo, morto em uma batalha na França. O jovem francês Adrien também coloca flores no túmulo. Sua presença, logo após a derrota alemã, inflama paixões. 

Frantz é um belíssimo retrato (considerando o excelente trabalho do diretor de fotografia Pascal Marti) das fragilidades humanas.François Ozon explora os danos psicológicos ocasionados pela guerra, projetando na tela uma sociedade em tons de cinza. As verdades ocultas, o medo do futuro, as obrigações sociais e a paixão irrefreável, todos são temas discutidos ao longo do filme. A narrativa brinca com o espectador, no decorrer da história, o que pemite ao público criar uma série de hipóteses sobre o jovem Adrien. 

O longa emociona, e como bem diz um comentário sobre seu conteúdo, trata-se de uma obra de beleza singular acompanhada de uma melancolia que atravessa toda narrativa. Um lindo filme.

Prêmios e indicações: Prêmios e Indicações
Por seu desempenho no papel principal, Paula Beer recebeu o prêmio de melhor jovem atriz no Festival de Veneza de 2016. O título também recebeu onze indicações ao Prêmio César, o Oscar francês, e ganhou o destaque de melhor fotografia.

 

Serviço:

Especial Sessão Zoom

Frantz

Dir.: François Ozon

França/Alemanha

2017 | 113 min. 

Dia 24, terça, 20h. Teatro 

Classificação 12 anos. Grátis.

Retirada de ingressos 1 hora antes do início da sessão.

Revista Cidade

Publicidade

Brasil