Feriado de contação de histórias, no Sesc

01.11.2016
Feriado de contação de histórias, no Sesc

Crianças, adultos e jovens, todos convidados a confabularem em um ambiente de sonho e encantamento, por meio da arte de contar histórias

No feriado de quarta-feira (2), a Cia Giralua convida para uma contação de histórias para o público infantil às 11h30, com entrada franca. A Origem da Lavoura, Mitos de um esperto Jabuti e a Lenda da Mãe D'água, são algumas das histórias apresentadas para os pequenos.

A Origem da Lavoura, uma lenda indígena da tribo Kayapó, fala sobre um tempo que não existiam frutas nem legumes e uma linda índia desceu do céu, casou-se com um índio, e ensinou a fazer o roçado com sementes e mudas trazidas por ela; em outra narrativa o Jabuti é o artista da Mata e o público conhecerá três pequenas histórias sobre sua esperteza na floresta em desafios com a onça, a raposa e a caipora; por fim, o conto A Mãe D'Àgua, contará sobre o dia que o pescador casou com a Sereia. 

Val do Varal, atriz fundadora da Giralua, convida Gabriella Delgado e Marcela Fernandes para a composição deste espetáculo. Gabriella soma com sua formação acadêmica em artes cênicas e pedagogia Waldorf unida à arte e a educação em pesquisa de mitos, fábulas e lendas. Marcela pesquisa a cultura popular brasileira com sua linguagem que é a música (instrumentos de corda e percussão), e como vem do Maranhão, integra em sua trajetória uma intensa vivência da cultura nordestina. Alessandro Brandão constrói bonecos de manipulação e muito de sua produção é voltada para personagens do imaginário popular e personagens dos contos de tradição oral indígena como animais, índios e cenografia ambientando a floresta. 

O conceito de fabulação nos leva ao processo dos sonhos, algo estranho, mágico, extraordinário no sentido não cotidiano, e desta forma os artistas pretendem intervir estabelecendo um novo ambiente com cores, sons, riso, instalando-se um contato com o onírico em plena luz do dia. 

Serviço:

Contação de História “Narrativas Fabulosas”

Dia: 2/11, quarta

Horário: 11h30

Local: Garimpo

Classificação: livre

Grátis

À Tarde...  Oficina Prosa, canto e ginga 

Construção de brinquedos sonoros, jogos e brincadeiras inspirados na história e na música do compositor alagoano Hermeto Pascoal. Com Edmiriam Villaça. 

Dia 2, às 14h. 25 vagas. A partir de 6 anos. No Grafite. Grátis. Inscrições no local. 

Revista Cidade

Publicidade

Brasil