Exposição que reúne obras de artistas premiados no 20º Festival de Arte Contemporânea SESC VídeoBrasil segue no Sesc até 24 de junho

12.06.2018
Exposição que reúne obras de artistas premiados no 20º Festival de Arte Contemporânea SESC VídeoBrasil segue no Sesc até 24 de junho

Bárbara Wagner, Graziela Kunsch e Jaime Lauriano são alguns dos artistas em destaque

Até o dia 24 de junho o 20º Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil passa a integrar a programação do Sesc Araraquara através de sua exposição e de programas públicos desenvolvidos para promover a troca de experiências entre o público e os curadores e artistas. De outubro de 2017 a janeiro deste ano, o Sesc Pompeia sediou o 20º Festival, que teve a participação de 50 artistas, de 25 países distintos. Os trabalhos revelam uma multiplicidade de visões de mundo, criadas a partir de uma sociedade que parece pressentir seu próprio fim e, para evitá-lo, recorre a suas origens.

Solange Farkas, curadora geral do Festival, trabalhou ao lado de quatro curadores convidados: os brasileiros Ana Pato, Beatriz Lemos e Diego Matos, e o português João Laia. Juntos, os cinco selecionaram as obras da mostra, que colocou em discussão o papel da arte diante das diversas crises enfrentadas pelo mundo contemporâneo. Em Araraquara, a exposição reúne obras dos artistas premiados nesta edição do evento.

Barbara Wagner & Benjamin de Burca apresentam a obra Faz que Vai. O vídeo retrata bailarinos que misturam movimentos do frevo aos de ritmos contemporâneos, numa reinvenção da tradição. Já a portuguesa Filipa Cesar traz o trabalho Transmission from the Liberated Zones, que reflete sobre as permanências da opressão colonial na África. O paulista Jaime Lauriano, por sua vez, marca presença com dois vídeos que tratam do período da ditadura militar brasileira. A exposição conta ainda com a presença da brasileira Graziela Kunsch e dos artistas internacionais Andrés Padilla Domene (México), Emo de Medeiros (Benim), Engel Leonardo (República Dominicana), a dupla La Decanatura (Colômbia), Natasha Mendonça (Índia) e Quy Minh Truong (Vietnã).

Complementando o Festival, os programas públicos visam enriquecer o olhar dos participantes para a produção artística contemporânea. Em maio, o encontro Comunicação, territorialidade e arte contemporânea: cruzamentos, com o Prof. Dr. Sérgio Gertel (Unesp) abre a programação. A equipe de curadoria propõe um debate abordando narrativas e imagens provenientes do Sul geopolítico que informam e tencionam a produção artística contemporânea. A atividade será realizada em parceria com a Unesp de Araraquara e serão disponibilizadas 50 vagas. Em junho é a vez de Graziela Kunsch apresentar Refazendo Escolas. A partir de seu vídeo Escolas, que reúne imagens das ocupações por estudantes em 2015, a artista propõe um exercício prático coletivo de imaginação e reconfiguração espacial de lugares de aprendizagem. Para este programa serão 20 vagas.

Todas as atividades são gratuitas.

 

  • Sobre o Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil

Criado em 1983 por Solange O. Farkas, sua curadora-geral desde então, o Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil passou a ser realizado em parceria com o Sesc São Paulo em 1991, o que possibilitou sua expansão e internacionalização. Foi também em meados dos anos 90 que a curadoria do Festival definiu seu foco em torno do Sul geopolítico, assumindo esse recorte como condição para a seleção de artistas e passando a tratar seus contextos diversos e complexos. O Festival consolidou-se ao longo dos anos como uma plataforma diversificada e múltipla voltada para a difusão, o fomento e a reflexão em torno da produção artística do Sul global, que compreende América Latina, Caribe, África, Oriente Médio, Ásia e Europa do leste. A parceria entre o Sesc São Paulo e a Associação Cultural Videobrasil viabiliza ainda a itinerância do Festival para outras cidades do Brasil, além de publicações sobre cultura e arte contemporânea.

 

Serviço:

Itinerância Artistas Premiados

20 º Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil – Panoramas do Sul

Visitação: de 20/4 a 24/6.

De terça a sexta, das 13h às 21h30. Sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 18h.

Diversos espaços da Unidade

Grátis

Agendamentos de grupos e escolares pelo telefone (16) 3301-7528.

Mais informações: http://www.festivalsescvideobrasil.org.br/

Revista Cidade

Publicidade

Brasil