Espetáculo Do Amor é atração no Teatro Wallace Leal

10.10.2016
Espetáculo Do Amor é atração no Teatro Wallace Leal

Espetáculo será encenado nesta sexta (14), gratuitamente, às 20 horas

A Cia. Labirinto de Teatro, de Matão, é atração nesta sexta-feira (14) na programação do Teatro Wallace Leal Valentin Rodrigues. O grupo apresenta o espetáculo “Do Amor”, com texto de Federico Garcia Lorca e direção de Thiago Gardini. Os ingressos são gratuitos e limitados, e serão distribuídos meia hora antes do início da apresentação.

Trabalhando com uma linguagem de dorso poético/dramático, a Cia. Labirinto busca o encontro, o nascimento e a experimentação identitária, com a proposta de experimentar um teatro próximo, íntimo e corpóreo.

A escolha pela obra de Lorca não é em vão. Lorca atinge a quem o lê e a quem o vê. E a intenção da cia. é atingir e atravessar. "Do Amor" é um acontecimento ritualístico, em meio a devaneios, permissões e estados. Uma costura de fatos, costumes e símbolos, que a cia. pretende a reflexão e levar à reflexão.

Ao fabular um escrito onde a vida é dada aos animais que soltam questionamentos além-instintos, o lirismo provocador fez os atores fantasiar e expandir seus corpos aos corpos de madeira, de gesso, de roupagem que tornam-se anexos protagonistas de seus corpos nesta montagem.

Para isto, a confecção e a manipulação de bonecos em cena exigiram uma exploração atenta de pesquisa para dar vida às criaturas animais-humanizadas e manipuladas no espetáculo. “Entender o funcionamento para confecção e o lugar do boneco cênico, fez com que trabalhássemos o artesanato da vida para entender o mundo material na cena, acreditando que este mundo material é a forma dominante através da qual nós nos comunicamos”, aponta o diretor, Thiago Gardini.

Assim, “Do Amor” surge como um experimento cênico ousado, que coloca um drama poético a mão de seis atores que multiplicam as metáforas lorquianas às suas personagens, expressas sobre a fantasia das marionetes. É um trabalho calcado na pesquisa cênica, na exploração corporal, no teatro de bonecos em debruçar poético e simbólico, afinal, Lorca permite e convida para esse passeio vanguardista.

 

Do Amor – “Do Amor” é uma obra que faz parte das peças da juventude de Federico Garcia Lorca, escrita entre os anos de 1919 e 1922, que jamais havia sido publicado no Brasil, sendo em 2007 pela Editora Comboio de Corda, no livro “Os títeres de porrete e outras peças”.

Em “Do Amor” Lorca traz uma conversa espinhosa, mantida entre um Porco e uma Pomba, sobre a crueldade do homem, e a revelação dos animais em reagir contra os mandonismos dele.

A Pomba, em uma figura espiritualizada e deslumbrada com a beleza do mundo direciona o diálogo perene do drama com o Porco, nascido e criado na lama, na terra, traumatizado pela maldade dos homens criadores e sedento pelo ódio e pela vingança. Há ainda, um Rouxinol, um Asno e um Coro de Cigarras, que estão a caminho de um julgamento que decidirá o destino da humanidade, colocando em pauta a maldade dos homens para os animais. Lama e Luz. Amor e Ódio. Qual será o veredicto reservado? A humanidade está em questão. O Amor está em questão.

 

Cia. Labirinto - A Cia. Labirinto de Teatro existe desde 2009 em Matão, porém, seus sujeitos são histórico-teatrais há longas memórias. Atualmente, tem sua sede na Casa PIPA (Plataforma Internacional de Produção Artística) que se situa na Estrada da Fazenda, s/n, Boa Vista. É nesta casa de fazenda construída no inicio do século XX que o teatro na cidade pulsa em experimentações e vidas que vão, a cada novo processo, sendo descobertas.

Em cinco anos de caminhada, foi permitida a experimentação do teatro em suas múltiplas tessituras na busca de identificar uma linguagem própria. Para tanto, passeios pelo teatro físico e a dança-teatro se estreitaram ao quereres do Cia., junto agora, um novo querer de gosto experimental: o teatro de bonecos dentro da obra "Do Amor" de Federico Garcia Lorca que será apresentado com maior destaque no corpo deste material.

Atualmente, oito atores/pesquisadores integram a cia.: Douglas Aranha, Ellen Candido, Julia Mariani, Juliano Jacopini, Mabê Henrique, Naiara Marques, Simone Marcondes e Thiago Gardini. O grupo possui onza trabalhos desenvolvidos.

 

Ficha Técnica

Espetáculo: Do Amor

Duração: 60 minutos

Texto: Federico Garcia Lorca

Direção: Thiago Gardini

Preparação dos Atores: Juliano Jacopini

Preparação Vocal: Luiz Piquera

Elenco: Douglas Aranha, Ellen Candido, Julia Mariani, Juliano Jacopini, Naiara Marques, Simone Marcondes.

Bonecos de Balcão: Thiago Gardini

Bonecos Habitáveis: Cia. Labirinto de Teatro

Iluminação e Cenografia: Cia. Labirinto de Teatro

Costuras: Bel Ricci

Fotografia e Arte: Matheus Ricci

Suporte técnico: Thiago França

 

Serviço:

Cia. Labirinto de Teatro apresenta “Do Amor” (texto de Federico Garcia Lorca e direção de Thiago Gardini)

Local: Teatro Wallace Leal Valentin Rodrigues (Av. Espanha, 485 – Centro)

Data: sexta-feira (14/10)

Horário: 20 horas

Ingressos gratuitos – distribuição meia hora antes do início da apresentação

Revista Cidade

Publicidade

Brasil