Cultura seleciona projetos de preservação e difusão da memória da cidade

05.05.2017
Cultura seleciona projetos de preservação e difusão da memória da cidade

Os projetos “Araraquara 200 anos: nossa música, nossa gente” e “Backup Araraquara 200 anos” foram selecionados por meio do edital para contratação de projetos de preservação e difusão de memória com o tema “Araraquara 200 anos: (re) descobrindo nossa cidade”.

O edital aberto pela Secretaria Municipal da Cultura e Fundart teve o intuito de estimular ações que contribuam para o resgate, preservação e difusão da memória de Araraquara durante o período que marca a celebração de seus 200 anos.

“Araraquara 200 anos: nossa música, nossa gente”, de Carlos Alberto de Oliveira Filho, e “Backup Araraquara 200 anos”, de Luís Augusto Zakaib, foram os projetos aprovados para integrar as atividades de celebração dos 200 anos de Araraquara.

"Backup Araraquara - 200 Anos" propõe a coleta de material originado em diversas linguagens e suportes (fotos, vídeos, textos, depoimentos – entre outros) junto à população e Araraquara e que revelem aspectos relevantes da vida cultural, acadêmica e cotidiana da comunidade. A partir de uma sólida campanha de prospecção destas memórias, no decorrer de 15 meses serão produzidos jornais bimestrais (tiragem de 2000 exemplares), a catalogação, digitalização e disponibilização em plataforma digital do material prospectado, assim como um mini-documentário ao final dos trabalhos.

Já o projeto “Araraquara 200 anos: nossa música, nossa gente” propõe um amplo trabalho de pesquisa e resgate da produção autoral de músicos araraquarenses, a partir do que será produzido um documentário a ser disponibilizado para o município e para a comunidade em geral.

Para a avaliação das propostas foram considerados os seguintes critérios: enquadramento da proposta dentro do edital; ineditismo, acessibilidade e viabilidade da proposta; as condições técnicas estarem de acordo com as especificidades da proposta; e coerência entre o conteúdo da proposta e valor apresentado para sua execução.

Revista Cidade

Publicidade

Brasil