Cultura japonesa é tema de projeto que movimenta semana no Sesc

25.09.2017
Cultura japonesa é tema de projeto que movimenta semana no Sesc

Por meio de vivências, performances, oficinas e espetáculos, as atividades do Projeto Japão.Br passeiam por diversas linguagens e buscam aproximar o público deste rico universo de tradições milenares

De 26 de setembro à 1º de outubro o Sesc Araraquara realiza o Projeto Japão. Br, promovendo um conjunto de atividades que buscam trazer ao público um pouco da cultura e das tradições japonesas.  A programação tem início na terça-feira (26), às 14 horas, com uma vivência de Taissô, ginástica inspirada na natureza. A prática, ministrada por Márcio Valério traz elementos do Tai Chi, Chi Kun e Yoga, trabalhando força, alongamento, respiração e imaginação. A atividade acontece também no dia 1º, domingo, às 10 horas. 

O terapeuta e músico Márcio Valério também conduz a vivência de Meditação com Flauta, na sexta-feira (29), às 19 horas. Esta prática, acompanhada do Shakuhachi (a flauta japonesa), é bastante tradicional na meditação zen. 

A Performance do Chá é uma prática milenar de origem Zen Budista, cuja cerimônia envolve preparar o chá de um jeito delicado e repleto de significado. Para o anfitrião, por exemplo, esse é um caminho de desenvolvimento estético e espiritual e cada ritual é único, elaborado a partir de um conceito ou tema. No sábado (30), às 15 horas, a artista Erika Kobayashi apresenta a Performance do Chá de forma contemporânea, com abordagem de diversos aspectos e valores da cultura do chá.

E que tal sair um pouco desta realidade e tornar-se o mais parecido possível com seu personagem favorito de séries, filmes ou animes? Nos dias 30 de setembro e 1º de outubro, a oficina Acessórios para Cosplayers ensina como confeccionar acessórios e depois, desfilar suas criações por aí.

Com aproximadamente 2000 anos, o Taikô é uma manifestação cultural que engloba uma variedade de instrumentos típicos de percussão e faz parte do folclore japonês.  No dia 30, o Grupo Nisho Wadaiko faz uma apresentação na Convivência, às 15 horas.

No domingo (1), às 11h30,  a Cia. Pé no Canto apresenta o espetáculo “As aventuras de Urashima Taro”, baseado em uma lenda japonesa. Já às 14hs, é a vez do cinema. Com direção de Hirokazu Kore-Eda, será exibido o filme Pais & Filhos (2013). A programação termina neste mesmo dia, às 16horas, com o show da banda Heroes Sanshin Band, com repertório de músicas tradicionais e modernas que mesclam o sanshin com outros instrumentos.

Exceto o espetáculo de teatro para crianças, toda a programação é gratuita. As oficinas de culinária japonesa e jardim zen já estão com vagas esgotadas.

 

Programação:

Vivência Taissô

Turma 1: Dia 26, terça, 14h.

Turma 2: Dia 1/10, sexta, 10h.

Convivência Externa. Grátis. Vagas limitadas.

 

Vivência meditação com flauta

Dia 29, sexta, 19h. Convivência Externa. Grátis. Vagas limitadas.

 

Performance Cerimônia do chá

Dia 30, sábado, 15h. Convivência. Grátis. 

 

Ateliê Acessórios para Cosplayers 

Turma 1: dia 30, sábado, das 14h às 16h.

Turma 2: dia 1/10, domingo, das 14h às 16h.

Espaço de Tecnologias e Artes. Grátis . 

Inscrições na Central de Atendimento. Vagas limitadas.

 

Performance Taikô

Dia 30, sábado, 15h. Convivência.

 

Espetáculo infantil as aventuras de Urashima tarO

Dia 1/10, domingo, 11h30. Teatro. 

?Grátis   ?R$5,00  ?R$10,00

 

Exibição pais & filhos

Dia 1/10, domingo, 14h. Teatro. Grátis.

Retirada de ingressos 1 hora antes do início da sessão.

Show Heroes Sanshin Band

Dia 1/10, domingo, 16h. Convivência

Revista Cidade

Publicidade

Brasil