Confira a programação de sábado (25) da Semana Luiz Antônio

24.06.2016
Confira a programação de sábado (25) da Semana Luiz Antônio

Dois espetáculos animam a noite: “Thácht”, às 20h no Teatro do SESI; e “Muzimba Nossa Voz”, às 22h no Palacete das Rosas

 

No sábado (25), a programação da Semana Luiz Antônio Martinez Corrêa apresenta os espetáculos “Thácht” e “Muzimba Nossa Voz”, ambos com entrada gratuita.

“Thácht” é uma realização do SESI Araraquara e será exibido às 20 horas no Teatro do SESI. A reserva de ingressos pode ser realizada pelo site www.sesisp.org.br/meu-sesi ou 30 minutos antes do espetáculo no balcão de bilheteria do teatro. O espetáculo não é recomendável para menores de 12 anos.

No espetáculo o diálogo entre os cômicos Rafa e Rufo e a memória de Siboney, uma diva transformista que ganha vida nas recordações da dupla, além da curiosa presença de uma mulher de um atirador de facas, oferecem, de forma delicada, uma visão sobre o fim da vida artística de atores e circenses, trazendo à cena vagas lembranças vividas no picadeiro.

Seguindo a tradição do Teatro de Variedades, o espetáculo vem acompanhado de piano e violino ao vivo e dá prosseguimento à pesquisa do grupo em manipulação de objetos.

Com muito humor negro, eles desenvolvem uma conversa absurda, usando de forma única a musicalidade nas palavras e instigando o imaginário do espectador. Histórias sobre médicos e outros elementos da condição humana inerentes à velhice se misturam a memórias do circo.

O tema, raramente abordado pela dramaturgia nacional, traz ao palco a desigualdade social vivida e o desamparo da classe artística dos palhaços mambembes, de uma maneira poética, crítica e existencial.

Às 22 horas é a vez do espetáculo “Muzimba Nossa Voz”, em apresentação no Palacete das Rosas Paulo A.C. Silva. Este é o primeiro projeto de direção compartilhada da Cia. Cais do Porto e a produção se deu a partir do edital de Ocupação da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart.

Com a orientação geral de Fábio Lucca, os atores que compõem a montagem experimentam a direção dos quatro contos do autor moçambicano Mia Couto. Assim, cada diretor é responsável pela adaptação e direção de seu conto: “Gaiola de Moscas” apresenta a atriz Carol Gierwiatowski; “Na esteira do parto” conta com Mari Abreu; “O homem da rua” traz Neila Dória; enquanto “Os negros olhos de Vivalma” é destinado a Zé Guilherme.

A junção destes quatro contos cria uma atmosfera cômica e mórbida ao mesmo tempo, convidando o espectador a adentrar um universo onde o riso, ao avesso, representa a resposta aflitiva de um corpo que se depara com as situações mais insólitas e adversas presentes no cotidiano das figuras ali expostas.

O processo criativo foi conduzido por métodos de direção coletiva, através de estudos baseados em Études e workshops organizados pelos próprios atores, incentivados por provocações imagéticas, sonoras, textuais ou sensitivas, provenientes da orientação geral, além de um diálogo cênico com a comunidade sobre o tema da apropriação cultural.

“Tendo como norte a sensibilidade de um ‘escritor da terra’ que explora sua relação umbilical com ela e fala das raízes do mundo explorando a própria natureza humana, buscamos incorporar sua obra pensando temas da existência como a dor, a solidão e o amor”, revela o diretor, Fábio Lucca.

Vale destacar que o espetáculo é destinado a um público de 50 pessoas. Os ingressos serão distribuídos no local da apresentação, 15 minutos antes do início.

 

Serviço:

Sábado (25 de junho)

28ª Semana Luiz Antônio Martinez Corrêa apresenta:

 

20h - Espetáculo: “Thácht”, com o Grupo de Teatro Armatrux (Belo Horizonte)

Local: Teatro do SESI (144 lugares) - Av. Otaviano de Arruda Campos, 686 – Vila Xavier

Realização: SESI

Não recomendável para menores de 12 anos

(Reservas de ingressos pelo site www.sesisp.org.br/meu-sesi ou 30 minutos antes do espetáculo no balcão de bilheteria do teatro)

  

22h - Espetáculo: “Muzimba Nossa Voz”, com Cia. Cais do Porto

Direção: Carol Gierwiatowski, Mari Abreu, Neila Dória e Zé Guilherme

Orientação Geral: Fábio Lucca

Local: Palacete da Esplanada das Rosas (Rua São Bento, 794 – Centro)

50 lugares / Classificação etária: livre

Revista Cidade

Publicidade

Brasil