Cláudio Rebeca traz Sons do Pernambuco

07.03.2017
Cláudio Rebeca traz Sons do Pernambuco

Cláudio Rabeca chega à cidade trazendo em seu show desde o  cavalo marinho e o coco, até o forró, o baião e o samba, passando também pela música instrumental com choro e o frevo

Na próxima sexta (10), às 20 horas, é possível conhecer, por meio de música e algumas histórias, um panorama da rabeca, instrumento medieval precursor do violino, no país. O músico Cláudio Rabeca, Integrante do Maracatú Estrela Brilhante do Recife, apresenta o show “Rabeca Brasileira”, seu projeto solo, no Sesc Araraquara, compondo a programação do projeto Cordas Contemporâneas Brasileiras.

No repertório estão desde gêneros das culturas tradicionais – como o cavalo marinho e o coco -, até gêneros consagrados no cancioneiro popular – como o forró, o baião e o samba – e na música instrumental – como o choro e o frevo. Além de Claudio Rabeca (voz e rabeca), o show conta com Bozó 7 Cordas, Alexandre Rodriges, Gilú Amaral e Guga Amorim. 

Apesar de fazer parte da música brasileira desde o século XVI, a rabeca ainda é um instrumento pouco conhecido pelo grande público. Por muito tempo foi designada pejorativamente como um “violino rústico”. Foi apenas nas últimas décadas que sua riqueza e singularidade foram reconhecidas, assim como o têm sido os grandes mestres deste instrumento, como Nelson da Rabeca, Salú e Luiz Paixão. Cláudio é representante de uma nova geração deste instrumento, que aprendeu com os mestres populares e ampliou o seu universo de possibilidades. 

Cláudio Rabeca é músico, compositor, cantor e produtor musical. Vivenciou, desde criança, as tradições sertanejas do Rio Grande do Norte e mudou-se para Pernambuco ainda jovem. Iniciou a carreira artística em 1999 e toca, além da rabeca, viola de dez cordas, violão, guitarra e percussão. Apesar de multi-instrumentista, Cláudio dedica sua carreira à rabeca, instrumento no qual se tornou um virtuose.

Além de sua carreira solo, Cláudio cantou e tocou percussão por 12 anos no Maracatu Nação Estrela Brilhante do Recife; é rabequeiro do Cavalo Marinho Estrela de Ouro de Mestre Biu Alexandre de Condado (PE); e foi cantor, compositor e rabequeiro do grupo de forró Quarteto Olinda por 11 anos. Foi produtor e músico do CD duplo Rabequeiros de Pernambuco e em 2009 lançou o seu primeiro álbum solo, o Luz do Baião. Já excursionou pela Europa e Estados Unidos em show solo e com o Quarteto Olinda. Além de instrumentista, Cláudio é luthier de rabecas e seus instrumentos já foram vendidos e são tocados no Brasil e na Europa.

Serviço:

Show “Rabeca Brasileira” – Cláudio Rabeca

Dia: 10/3, sexta

Horário: 20h

Local: Garimpo

Classificação: Livre

Grátis

Revista Cidade

Publicidade

Brasil