Carnaval das crianças no Sesc terá brincadeiras, oficinas, espetáculos, rock e até pintura e iôiô

20.02.2017
Carnaval das crianças no Sesc terá brincadeiras, oficinas, espetáculos, rock e até pintura e iôiô

Em uma proposta diferente das tradicionais matinês, Sesc promove atividades para as crianças no Feriado de Carnaval. Toda programação é gratuita 

O feriado de carnaval no Sesc Araraquara está recheado de boas atrações para as crianças e para a família. De 25 a 28 de fevereiro, serão oferecidas atividades culturais gratuitas ao longo de todos os dias.

Carnaval no Sesc tem rock - e o Espaço de Tecnologias e artes entra de cabeça nesse estilo com a oficina “Ateliyeah – Hoje é dia de rock”, no sábado e domingo (25 e 26), às 14h30. Neste espaço os participantes poderão criar guitarras de papelão, bottons, acessórios e participar de sessões de air guitar e dublagem para lá de divertidas. Serão disponibilizadas 20 vagas e para participar, basta retirar a senha no local com 30 minutos de antecedência.

O grande destaque da programação será no domingo (26), às 11h30.  Ao som de música ao vivo, o espetáculo “O teatro de mamulengo no carnaval cultural do Brasil” mostra algumas tradições do carnaval pernambucano como papangus, frevo, maracatu, bonecões, alaursa, entre outros. Quem conduz a brincadeira é o Mestre Valdeck de Garanhuns. Em seguida, às 13h, Anselmo Gomes ensina crianças acima de 7 anos a montar e personalizar o ioiô e mostra como realizar manobras radicais com o brinquedo. 

Segunda-feira (27) tem pintura facial inspirada em artistas e estrelas da música, com o Coletivo Olhos D’arte, às 14h30. Que tal ficar com pinta de artista? A partir de 6 anos, no Espaço de Tecnologias e Artes. As inscrições são feitas no local, na hora da atividade, para 30 pessoas. No mesmo dia, às 10h, Ieltxu Ortueta traz a oficina FLOU!, espaço de experimentação da relação entre movimento, gesto e o ato de desenhar.  Para essa atividade, o ideal é trazer uma roupa que possa sujar. São 20 vagas e a entrega de senhas será na Central de Atendimento com 30 minutos de antecedência. Logo em seguida, às 15h, ele apresenta a performance interativa FLOU! para crianças de 4 a 10 anos. Sentadas ao redor de uma grande folha branca, assistem brincam e participam da criação de um grande desenho, com tinta.  

Terça-feira (28), às 11h30, uma trupe de artistas foliões convida a todos para uma caminhada de brincadeiras. Por meio da música, da alegoria e da cantoria, o “Estandarte da brincadeira” abre um cortejo onde o público é convidado à brincar com as cantigas, personagens, histórias e estações do brincar. A oficina “Anima Rock” encerra a programação, às 14h30, propondo a confecção de brinquedos animados criados com pregadores de roupa. A oficina é dstinada para crianças a partir de 6 anos, no Espaço de Tecnologias e Artes. Serão disponibilizadas 60 vagas e as inscrições podem ser feitas no local.

 

Teatro

O Sesc traz para Araraquara o espetáculo “O Teatro de Mamulengo no Carnaval Cultural do Brasil”, no domingo (26), às 11h30, com o Mestre Valdeck de Garanhuns. A entrada é gratuita para toda a família. O mamulengo é um espetáculo lírico e de rara beleza, onde a interação com a plateia é plena. Com muita alegria, o mestre Valdeck de Garanhuns mostra algumas tradições do carnaval pernambucano: os papangus de Bezerros, o frevo e o maracatu de baque virado, os bonecões de Olinda, a troça da alaursa, boi de carnaval, entre outros. Tudo isso regado ao som da boa música carnavalesca (frevos, marchas, maracatus e até forrós).

O mestre apresenta nessa brincadeira-espetáculo, uma viagem pelo legítimo carnaval pernambucano, mostrando a variedade de manifestações momescas da terra de Capiba. Além do carnaval de Olinda e Recife, aborda e mostra aspectos do carnaval do interior de São Paulo, como São Luiz do Paraitinga, que muito se assemelha a Pernambuco, com bonecões, blocos, mascarados, marchinhas, frevo, etc.

 

O Teatro de Mamulengo

Feito com bonecos de luva, varas e varetas geralmente esculpidos numa madeira chamada mulungu, o teatro de mamulengos é conduzido com as mãos, na linha dos fantoches, mas possui sua própria estrutura. Com linguagem peculiar, traz também personagens fixos, picardia, música ao vivo, dança, e acima de tudo o humorismo. Tem suas próprias histórias mas se permite ao improviso constante, e é quase sempre acompanhado de música ao vivo, podendo ter ainda seus textos adaptados e utilizados para análise e discussão de qualquer tema.

Típico de algumas áreas do nordeste brasileiro, originou-se e sobrevive no estado de Pernambuco, tendo se expandido para outros estados do nordeste, o que fez com que sua forma e nome mudassem um pouco. No Ceará e Sergipe é Cassimiro Coco, no Rio Grande do Norte é João Redondo e na Paraíba é Babau.
O teatro de mamulengo é uma relíquia, um patrimônio imaterial da cultura nacional, registrado pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artísco Nacional, em 05 de março de 2015.

 

O Mestre Valdeck de Garanhuns

A história do Grupo de teatro de mamulengo do Mestre Valdeck de Garanhuns está intrinsecamente ligada à sua própria história, porque no Mamulengo, o mestre representa seu próprio teatro. Para trabalhar, ele conta com os três músicos que acompanham os espetáculos, o ajudante que trabalha com ele dentro da barraca, sua figurinista e sua produtora, que já estão com ele a mais de 15 anos.

Foi em 1975, quando ainda residia em Recife, que o pernambucano Valdeck de Garanhuns criou seu teatro de mamulengo, com o objetivo de educar, divertire encantar as pessoas. Em 1985 mudou-se para São Paulo, onde reside atualmente, e, desenvolve seu trabalho. Em 2012 completou 60 anos de idade e 37 anos de teatro de mamulengo, contribuindo para a preservação da cultura brasileira, divertindo e educando seu público através de seu alegre e majestoso trabalho.

 

Serviço:

Especial Feriado (Infantil)

De 25 a 28 de Fevereiro

Programação gratuita

 

25.02 (sábado) 

14h30 – Ateliyeah! Hoje é dia de Rock - ETA

 

26.02 (domingo) 

11h30 - Espetáculo “O Teatro de Mamulengo no Carnaval cultural do Brasil” – Garimpo

13h – Oficina de ioiô – Grafite 

14h30 – Ateliyeah! Hoje é dia de Rock - ETA

 

27.02 (segunda) 

10h – Oficina Flou! - Garimpo

14h30 – Oficina Pinta de Artista - ETA

15h – Espetáculo Flou! - Garimpo

 

28.02 (terça) 

11h30 – Espetáculo “Estandarte da Brincadeira” – Hall de entrada

14h30 – Oficina Anima Rock - ETA

 

Revista Cidade

Publicidade

Brasil