Atriz e contadora de histórias

28.08.2015
Atriz e contadora de histórias

Atriz e contadora de histórias

 

Atuando no teatro desde 2008, Daniele aproveitou sua experiência nos palcos e conciliou a contação

Atriz e contadora de histórias, Daniele Freitas atua no teatro desde 2008, e em 2009, ao participar do Festival Estudantil de Teatro da USC (Universidade do Sagrado Coração), ganhou o Prêmio de Melhor Atriz.

Oficinando pela Coordenadoria de Cultura de Piratininga, participei de diversos cursos, oficinas e gravações, entre elas, oficina "Abre-Alas" com o grupo Lume Teatro - Núcleo interdisciplinar de pesquisas teatrais da Unicamp, resultando numa participação como um dos personagens protagonistas.

A jovem surpreende por ser eclética, fazendo oficina de voz pela Universidade de São Paulo (USP) , e entre outras atividades, fez tecido acrobático, danças populares e clown. 

Participou ainda na propaganda social infantil " Minuto Consciente", veiculada na TV Unesp. 

 

Contando histórias

Contando histórias a todos os corações sem distinção de idade, Daniele relata que quando está no palco se dedica a mexer com o inconsciente das pessoas. "Sei que estou tocando em lugares que as pessoas normalmente não acessam, arquétipos profundos da alma, que estão lá necessitando e desejando ser tocados e é maravilhoso quando todos parecemos entrar numa conexão", explica.

Para ela, o anúncio de uma história, a expectativa nos ouvintes, todo aquele clima que toma conta do ambiente enquanto a platéia espera, está concentrada numa atmosfera de alegria e prazer, principalmente a alegria de testemunhar e participar desse instante mágico. "O prazer de ser transportado, de forma cuidadosa, a diferentes mundos através das palavras que adquirem corpo, torna-se um momento único e encantado.O lugar da literatura não é a cabeça: é o coração. A literatura é feita com as palavras que desejam morar no corpo", ressalta. 

 

O encontro com a contação de histórias

Falando sobre como abraçou o projeto de contação de histórias e fez disso o seu trabalho, Daniele explica que tudo aconteceu quando participando de um curso de contação, ouviu uma história, e algo aconteceu. "Aquilo me tocou profundamente, houve o encantamento, fui transportada para o mundo da imaginação, do era uma vez..  Aquele momento despertou em mim um enorme gosto pela leitura, aflorando minha sensibilidade, criatividade e imaginação. Nasci de novo", diz.

Logo depois da descoberta, a atriz passou a se dedicar a pesquisa e estudo da arte do contar histórias. "Tudo foi muito rápido. Quando eu conto uma história, eu a vivo intensamente. Elas passam primeiro pelo meu coração antes do contar.  Assim, me apaixonei. Amo o que faço e abraçei a vocação como ofício. Conto história com o coração", fala.

 

Daniele e a arte de contar histórias:

Temas abordados:

"Procuro variar os gêneros e estilos literários pertencentes a cada autor para que de forma expansiva o ouvinte tenha contato com a variedade de obras literárias. De acordo com cada faixa etária a história é cuidadosamente trabalhada". 

Elementos utilizados nas apresentações

"De forma lúdica nas apresentações utilizo elementos cênicos, pequenos instrumentos de sonorização, brincadeiras interativas como trava-línguas, cantigas de roda e poemas. Também utilizo técnicas teatrais na preparação das histórias e criação dos personagens. Toco violão, meia lua e assim levo as histórias que sinto e respiro". 

Existe um contador em cada um de nós 

"Existe um contador de histórias em cada um de nós. Desde sempre, o homem contou histórias, deu vazão à sua intrínseca necessidade de comunicação, traduzindo, por meio de palavras, os acontecimentos cotidianos, as memórias transmitidas por seus ancestrais, as dúvidas, alegrias, angústias e prazeres de sua existência. Em tempos passados era ao redor de uma fogueira que pessoas se reuniam para escutar os mais velhos narrarem suas aventuras, lembranças e ensinamentos. Ao olhar nos olhos do ouvinte, o contador faz pulsar o conto de coração para coração”. 

 

ArtecomAmor

O projeto ArtecomAmor tem como objetivo incentivar o gosto pela leitura, estimular a imaginação e trabalhar a cidadania, resgatando essa arte milenar que é o contar histórias. Além de incentivar a leitura, objetiva-se transmitir valores e conceitos que possam colaborar na formação da personalidade da criança. Propiciando o envolvimento social e afetivo, favorecendo a convivência no ambiente escolar, social e familiar.

O projeto é realizado gratuitamente para Entidades Carentes e Orfanatos, paralelamente com trabalhos direcionados a escolas, livrarias, lojas, empresas, aniversários e eventos. Tendo como apoiadores o portal Temmais.com, a revista atenção e Jornal Candeia.

Para incentivar o projeto, pode-se doar materiais, livros ou fazer parcerias para patrocinio de ações sociais. 

Serviço:  

Daniele Freitas 

Site: http://arte-comamor.wix.com/artecomamor

E-mail: arte-comamor@hotmail.com.br 

Facebook: ArtecomAmor 

Fone (14) 997286870

Revista Cidade

Publicidade

Brasil