Uniara Lab auxilia microempresa iniciante a ter estratégia de gestão

30.10.2019
Uniara Lab auxilia microempresa iniciante a ter estratégia de gestão

Ação faz parte da proposta do projeto da Universidade de Araraquara

O projeto Uniara Lab, da Universidade de Araraquara, está auxiliando uma microempresa de alimentos para bebês e crianças a ter uma estratégia de gestão. De acordo com o coordenador do Uniara Lab, Gustavo Marques, o perfil da companhia "encaixa-se muito bem na nossa proposta, de ajudar empresas que começam pequenas".

"A proprietária nos procurou - trabalham apenas ela e uma sócia. Essa empreendedora é nutricionista e começou pequena, fazendo o preparo de uma alimentação mais saudável para crianças. Agora, o negócio está engrenando, e o Uniara Lab vai 'dar um Norte' a ela", explica Marques.

Ele conta que a proprietária "falou sobre suas necessidades, e que desejava conhecer mais sobre números, saber se realmente está gerando lucro, se está usando os controles financeiros corretos etc". "Os alunos já estão levantando a série histórica dos números da realidade financeira da empresa dos últimos seis meses - quanto vendeu, quanto gastou em matéria-prima e embalagem, faturamento etc. A partir disso, vamos processar esses dados, que é um trabalho que farei com eles, e classificar esses pagamentos em custo e despesa, despesa fixa e variável, além de fazer uma análise e uma ideia para a empresa, falando sobre o ponto de equilíbrio para a obtenção de lucro e uma sugestão de precificação de seus produtos para o lucro desejado, enfim, os principais norteadores de gestão - ponto de equilíbrio, lucratividade, volume de faturamento - para ela trabalhar de forma mais organizada", detalha.

Um dos alunos participantes, Felipe Carvalho de Oliveira, está no quarto ano do curso de Economia. "Nosso trabalho visa a atender as micro e pequenas empresas ao prestarmos um serviço de auxílio técnico com questões contábeis e administrativas. No caso da empresa em questão, faremos um levantamento de custos e desenvolvermos estratégias de gestão", esclarece.

A empresa, de acordo com o estudante, está passando pelo processo de contratação de seu primeiro funcionário. "Para que isso seja possível, é imprescindível que ela tenha um bom controle de custos e um planejamento estratégico baseado em técnicas de gestão, com os quais o Uniara Lab auxiliará a desenvolver. O projeto dá a oportunidade de o aluno entrar em contato com os desafios práticos do cotidiano, permitindo a aplicação das teorias estudadas em sala de aula e proporcionando uma formação completa", destaca.

Marques completa dizendo que "uma das propostas que pensamos para o Uniara Lab é que, após um trabalho como esse, se a empresa quiser, pode contratar estudantes com estagiários". "Queremos oferecer uma oportunidade de mercado para nossos alunos. É uma perspectiva de trabalho para os jovens que estão começando", finaliza.

Revista Cidade

Publicidade