SESC realiza passeio à Ivaporundava, no Vale do Ribeira, que congrega vários grupos remanescentes de quilombos

03.09.2018
SESC realiza passeio à Ivaporundava, no Vale do Ribeira, que congrega vários grupos remanescentes de quilombos

O roteiro Quilombos do Ribeira é destaque do projeto Brasileiro Que Nem Eu, projeto que busca desvendar territórios brasileiros, desconhecidos pelo turismo tradicional

A região do Vale do Ribeira no estado de São Paulo congrega vários grupos remanescentes de quilombos. Em setembro, de 20 a 23, a programação de Turismo Social do Sesc Araraquara organizou um passeio cujo roteiro permite uma imersão na cultura brasileira de raiz africana, por meio de visitas às comunidades locais.

Neste roteiro será possível conhecer histórias de luta e resistência das comunidades quilombolas que contribuem para a preservação das riquezas culturais e naturais de sua região, reconhecer o patrimônio histórico-cultural desses locais através da memória de seus habitantes, e ainda, a partir dessa interação, experimentar novas sensações. Será possível percorrer trilhas, conhecer cachoeiras, acompanhar o preparo de comidas típicas e a realização de artesanatos.

A apresentação de diferentes manifestações culturais e tradicionais como a dança “Nhá Maruca” também fazem parte dessa viagem. Os participantes serão convidados a aprender com os Griôs a leitura e interpretação do patrimônio histórico-cultural atual, percebendo a diversidade cultural geral e específica das comunidades quilombolas.

A hospedagem terá pensão completa e será na Pousada Comunitária localizada no Quilombo de Ivaporunduva, em apartamentos triplos. Para saber mais informações basta entrar em contato com a Central de Atendimento do Sesc através do telefone (16)3301-7500.

 

Serviço

Passeio Quilombos do Ribeira
Ivaporunduva (SP)

Dia: 20 a 23/9

Classificação: livre

*Consulte valores na Central de Atendimentos do Sesc

(16) 3301-7500

Revista Cidade

Publicidade

Brasil