Saúde oferece testes rápidos para detectar HIV e sífilis

29.11.2018
Saúde oferece testes rápidos para detectar HIV e sífilis

A partir deste sábado, 1º de dezembro, e na próxima semana campanha "Fique Sabendo" passará por vários locais de Araraquara

Por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a Prefeitura realiza neste sábado (1º de dezembro), em frente ao Paço Municipal, em Araraquara, o ato público que marcará o Dia Mundial e a abertura da Semana Municipal de Luta contra a IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis)/Aids, com a campanha "Fique Sabendo".

As ações terão início a partir das 9h. Já às 11h ocorrerá um ato com a presença do prefeito Edinho e representantes de Ongs. O ato encerra às 12h com a tradicional soltura das bexigas brancas.

Através do CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento IST/Aids), o evento oferecerá testes gratuitos rápidos à população para detectar HIV e sífilis, além de dar orientações e distribuir preservativos e panfletos temáticos.

Na sequência, ao longo da próxima semana, a campanha percorrerá vários locais da cidade, reforçando a importância da prevenção contra essas doenças sexualmente transmissíveis.

De acordo com a enfermeira Mara Sílvia Caloni, gerente do Programa IST/Aids, é muito importante para a população a realização do teste rápido sobre HIV e sífilis.

 

Semana cheia

Conforme a programação, a campanha 'Fique Sabendo" prosseguirá na segunda-feira (3 de dezembro), das 9h às 15h, no Parque Infantil; na terça-feira (4), também das 9h às 15h, na Praça Santa Cruz; e na quarta-feira (5) volta ao Paço Municipal, das 9h às 15h.

Os testes de HIV e sífilis serão oferecidos na quinta-feira (6) em dois horários e locais diferentes: das 8h30 às 13h, na sede do CTA/IST/Aids, na Rua Expedicionários do Brasil (Rua Oito), 1435; e das 14h30 às 16h, na Rua dos Eletricitários, s/n, no Jardim Arco-íris.

No ultimo dia do "Fique Sabendo", na sexta-feira (7), os testes rápidos também serão realizados no Jardim Arco-íris, das 9h às 16h.

Ainda segundo Mara Silvia Caloni, após 15 minutos do teste rápido a pessoa já conhece o resultado e, se for o caso, pode começar o tratamento na rede pública.

 

Em rede

Vale destacar que durante toda a semana as unidades de Saúde do município também participarão da campanha, realizando os testes rápidos contra HIV e sífilis.

Revista Cidade

Publicidade

Brasil