Sábado (9) tem novo mutirão contra a dengue em Araraquara

08.02.2019
Sábado (9) tem novo mutirão contra a dengue em Araraquara

Dando continuidade aos trabalhos de combate à dengue, a Prefeitura realiza neste sábado (9) o segundo mutirão contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. O primeiro foi realizado no dia 2, em 13 bairros da Grande Vila Xavier, e recolheu 22 toneladas de materiais inservíveis.

Desta vez, a ação percorrerá os bairros Jardim Pinheiros, Jardim Santa Clara, Jardim Ana Adelaide, Vila Joinville, Jardim América, Vila Vieira, Parque Gramado, Altos de Pinheiros, Parque Sabiá e Parque São Paulo.

Cerca de 300 pessoas e 20 caminhões percorrerão as ruas das 8h às 12h e farão a coleta de materiais sem serventia que podem acumular água e servir de criadouro para o mosquito. Basta a população separar o material e deixá-lo na calçada antes das 8h.

As equipes recolherão pneus, tampinhas, garrafas, latões, latas, calhas, bacias, baldes e pias, entre outros itens. Restos de materiais de construção, galhos de árvores e ripas de madeira não serão recolhidos.

Até o mês de abril, durante todas as manhãs de sábado, a Prefeitura realizará mutirões de combate à dengue em diversos bairros de Araraquara. O objetivo é diminuir a quantidade de possíveis criadouros e engajar a população na luta contra a dengue.

Em 2019, Araraquara já tem 906 casos confirmados da doença, segundo a Vigilância Epidemiológica. Como comparação, o ano passado inteiro registrou 1.131 casos.

Pacientes com febre, mal-estar, dores no corpo, cansaço e manchas avermelhadas devem procurar a unidade de saúde do bairro ou o Polo da Vigilância Epidemiológica, no Cear (Centro de Eventos de Araraquara e Região). Caso haja sangramento e dor abdominal intensa, entre outros sintomas que possam necessitar de internação, é recomendado ir a uma das três UPAs (Central, Vila Xavier ou Valle Verde).

 

Ações

Quatro unidades de saúde situadas em locais de maior risco de dengue estão atendendo em horário ampliado, das 7h30 às 19h: CMS Dr. Genaro Granata, no Jardim Paulistano; CMS Dr. Marcelo Edgar Druet, no Jardim América; CMS Enfermeira Kimiko Yuta, no Jardim Iguatemi; e CMS Dr. Ruy de Toledo, no Jardim Roberto Selmi Dei I.

Além disso, desde o dia 4 um polo de atendimento a pacientes que precisam ser reidratados começou a funcionar na sede da Vigilância Epidemiológica, no Cear. O local atende das 7h às 17h (inclusive aos domingos) e conta com consultórios e sala de hidratação com dois médicos e três profissionais da área de enfermagem.

Outra ação da Prefeitura é o novo número de WhatsApp. A Secretaria de Saúde e a Secretaria de Comunicação irão enviar comunicados e informações aos moradores de forma mais prática, além de receber denúncias que auxiliem na fiscalização de residências e terrenos com criadouros. É só adicionar o número (16) 99760-1190 nos contatos e, em seguida, enviar uma mensagem.

 

Locais do mutirão deste sábado:

 

Jardim Pinheiros

Caminhões 1 e 2

Início: Av. Francisco Vaz Filho e Av. Nossa Senhora Aparecida

 

Jardim Santa Clara / Jardim Ana Adelaide

Caminhões 3 e 4

Início: Av. São João e Rua Maria Brambilla Passos

 

Vila Joinville

Caminhões 5 e 6

Início: Av. São João e Rua São José do Rio Preto

 

Jardim América

Caminhões 7 e 8

Início: Av. São João e Rua Jales

 

Vila Vieira

Caminhões 9 e 10

Início: Av. Joaquim Vieira dos Santos e Rua Goiás

 

Parque Gramado

Caminhões 11 e 12

Início: Av. Joaquim Vieira dos Santos e Rua Julio Teixeira Borges

 

Altos de Pinheiros

Caminhões 13 e 14

Início: Av. Dr. Albert Einstein e Rua Ciro Augusto Corrêa

 

Altos de Pinheiros

Caminhões 15 e 16

Início: Av. Dr. Albert Einstein e Av. São João

 

Parque São Paulo e Parque Sabiá

Caminhões 17 e 18

Início: Av. Dr. Albert Einstein e Rua Prof. Stanley Robson Cerqueira

Início: Rua Galileu Galilei

 

Parque São Paulo

Caminhões 19 e 20

Início: Av. Dr. Albert Einstein e Av. Francisco Martins Caldeira Filho

Revista Cidade

Publicidade

Brasil