Quase 40 mil araraquarenses estão acima dos 60 anos de idade

28.09.2018
Quase 40 mil araraquarenses estão acima dos 60 anos de idade

Estimativa é baseada em informações da Fundação Seade; nesta quinta (27), no Dia Municipal do Idoso, atividades foram realizadas pelo Fundo Social de Solidariedade

No Dia Municipal do Idoso, o prefeito Edinho ressaltou a necessidade de políticas públicas serem ampliadas para a população acima dos 60 anos, já que a expectativa do brasileiro aumentou nos últimos anos (chegou a 77 anos em 2010).

Além disso, outro dado chama a atenção: segundo a Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados), em Araraquara, a população acima de 60 anos representa 16,76% do total de habitantes (o que totaliza aproximadamente 38 mil idosos). Essa média é maior que a da região central do Estado (15,77%) e que a de todo o Estado (14,43%).

"Temos um grande desafio na Prefeitura: desenvolver políticas públicas para as pessoas com mais de 60 anos. Em Araraquara, 17% da população é acima de 60 anos. Isso exige mais políticas públicas específicas para a terceira idade, com foco no estímulo à sociabilidade, à saúde e ao lazer", afirmou Edinho nas atividades em celebração à data, no Fundo Social de Solidariedade, na manhã desta quinta (27).

"Na plenária temática de Idosos do Orçamento Participativo de 2017, foi deliberado um censo específico para avaliar a situação dos idosos da cidade. Nós estabelecemos uma parceria com a UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), que tem o curso de Gerontologia, para que a universidade faça esse censo. Estou muito otimista com o resultado desse trabalho", antecipou o prefeito.

Os eventos em comemoração do Dia Municipal do Idoso (criado em 2004, por lei do então vereador Carlos Nascimento) incluíram atividades físicas e recreativas, lanche comunitário e corte de cabelo, assistência médica e outros serviços.

"Parabéns a todos que participaram desse evento. E fica o desafio: chamar mais idosos para integrarem essas atividades, que proporcionam mais saúde, bem-estar e cidadania", complementou Edinho.

A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Cidinha Silva, agradeceu a todos os idosos presentes e às empresas parceiras na organização do evento. "Vocês são exemplos de sabedoria. Aproveitem, pois o dia é de vocês, e muito obrigado por estarem na minha vida", declarou.

Representando a Câmara Municipal, o vereador Gerson da Farmácia (MDB) celebrou a realização do evento. "Quanto mais exercícios se faz, menos remédios se toma. É gratificante vê-los todos alegres", revelou o parlamentar.

Ainda estiveram no evento a presidente do Conselho Municipal do Idoso, Sílvia Sampaio Carmagnani; e a secretária de Planejamento e Participação Popular, Maria José Scárdua.

Revista Cidade

Publicidade

Brasil