Programa Pró-Ação segue na cidade com renovação da parceria entre Prefeitura e Cebrac

17.07.2018
Programa Pró-Ação segue na cidade com renovação da parceria entre Prefeitura e Cebrac

Projeto é desenvolvido nos Cras e orienta jovens e a população desempregada para o acesso ao mercado de trabalho


A Prefeitura e o Cebrac (Centro Brasileiro de Cursos) assinaram a renovação do convênio do Programa Pró-Ação, em solenidade na noite de quarta-feira (11).

O Pró-Ação é desenvolvido nas unidades dos Cras (centros de referência de assistência social) e tem objetivo de orientar a população desempregada para o retorno ao mercado de trabalho e também ajudar os jovens a buscarem o primeiro emprego.

Os temas abordados nos cursos tratam de currículo, perfil profissional, etiqueta, comunicação, relacionamento interpessoal, atendimento ao cliente, organização de arquivos e documentos empresariais.

“O Pró-Ação é muito importante, pois age dentro dos territórios mais vulneráveis. O Cebrac é um grande parceiro no combate à exclusão social e na construção de uma perspectiva de futuro para os jovens”, afirmou o prefeito Edinho no evento.

O gestor do Cebrac Araraquara, Gustavo Sanchez, agradeceu à Prefeitura e a todos os funcionários da agência de empregos pela importante atuação junto à comunidade. “A missão do Cebrac é desenvolver o potencial das pessoas, não importando as origens econômicas. Enquanto pudermos compartilhar essa experiência, estamos todos juntos”, relatou.

A coordenadora do Trabalho e de Economia Criativa e Solidária, Camila Capacle, destacou que o programa atende os principais territórios. “É um convênio importante, pois o programa leva as pessoas ao conhecimento para acessar o mercado de trabalho. Só podemos agradecer por essa parceria”, disse.

Em 2018, o programa já foi realizado nos Cras do Parque São Paulo, do São Rafael e do Hortênsias, além de começar no Selmi Dei nesta semana. No ano passado, foram cerca de cem pessoas atendidas, sendo que 90% delas estavam desempregadas no momento da inscrição.

??

‘Recicla Tech’

No mesmo evento da renovação do convênio, foi apresentado o aplicativo para celular “Recicla Tech”, vencedor da Feira Nacional do Empreendedorismo e idealizado pelos alunos araraquarenses Luís Ricardo Ferreira e Gabrielly Oliveira e orientado pelo professor Sandro Polizel Laurentino, do Cebrac.

O app mostra quais os locais próximos para descarte de lixo reciclável, incluindo recicladores independentes. “Esse aplicativo pode ser um instrumento de gestão ambiental e social muito importante”, disse Edinho, parabenizando os alunos.

O vice-prefeito e secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico, Damiano Neto, outros coordenadores municipais e funcionários do Cebrac participaram da solenidade.

 

Revista Cidade

Publicidade

Brasil